Author | Mendonça, Fernanda de Freitas | |
Author | Nunes, Elisabete de Fátima Polo de Almeida | |
Access date | 2024-11-06T05:42:59Z | |
Available date | 2024-11-06T05:42:59Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | MENDONÇA, Fernanda de Freitas; NUNES, Elisabete de Fátima Polo de Almeida. Avaliação de grupos de educação em saúde para pessoas com doenças crônicas. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 397-409, maio/ago. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66994 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo do estudo foi caracteriza os grupos de educação em saúde realizados para hipertensos e diabéticos de Campo Mourão, no Paraná. Trata-se de um estudo quantitativo realizado com 121 profissionais vinculados à Estratégia Saúde da Família. Utilizou-se um formulário com variáveis de caracterização e de avaliação, como a realização de grupos com a comunidade, os assuntos discutidos, os profissionais participantes, sugestões e dificuldades. Os resultados revelaram que 70% das unidades oferecem grupos de educação em saúde, contudo estão focados em temas curativistas. Os profissionais que se mostraram mais envolvidos foram os agentes comunitários de saúde e os enfermeiros. Apesar de os grupos apresentarem uma configuração que necessita de mudanças para melhor promover a educação em saúde, foram poucos os profissionais que reconheceram a importância de se promoverem alterações nos grupos. É fundamental que os profissionais da equipe de saúde da família sejam capacitados para perceberem que o processo de educação em saúde não se limita à transferência de informações, mas inclui a construção compartilhada de saberes entre o usuário e o profissional de saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Diabetes mellitus | en_US |
Subject in Portuguese | Hipertensão arterial | en_US |
Title | Avaliação de grupos de educação em saúde para pessoas com doenças crônicas | en_US |
Alternative title | Evaluation of education in health groups for people with chronic diseases | en_US |
Alternative title | Evaluación de grupos de educación en salud para personas con enfermedades crónicas | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00053 | |
Abstract | The study aimed to characterize health education groups conducted for hypertension and diabetes patients in Campo Mourão, Paraná, Brazil. This
is a quantitative study conducted among 121 professionals with ties to the Family Health Strategy. The researchers used a form containing descriptive and
evaluation variables, like the holding of groups with
the community, issues discussed, professionals participating, suggestions, and issues. The results showed
that 70 percent of the units offer health education
groups; however, such groups are focused on curative
themes. Professionals who were involved most were
community health workers and nurses. Although group
setup should be changed in order to better promote
health education, few professionals recognized the
importance of making such changes. It is essential
that family health team professionals are trained to
realize that the health education process is not limited to the transfer of information, rather that it includes the shared construction of knowledge between
the user and the health provider. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil. | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | Diabetes mellitus | en_US |
Subject | Hypertension | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Diabetes Mellitus | en_US |
DeCS | Hipertensão | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |