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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66994
AVALIAÇÃO DE GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS
Evaluación de grupos de educación en salud para personas con enfermedades crónicas
Alternative title
Evaluation of education in health groups for people with chronic diseasesEvaluación de grupos de educación en salud para personas con enfermedades crónicas
Affilliation
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do estudo foi caracteriza os grupos de educação em saúde realizados para hipertensos e diabéticos de Campo Mourão, no Paraná. Trata-se de um estudo quantitativo realizado com 121 profissionais vinculados à Estratégia Saúde da Família. Utilizou-se um formulário com variáveis de caracterização e de avaliação, como a realização de grupos com a comunidade, os assuntos discutidos, os profissionais participantes, sugestões e dificuldades. Os resultados revelaram que 70% das unidades oferecem grupos de educação em saúde, contudo estão focados em temas curativistas. Os profissionais que se mostraram mais envolvidos foram os agentes comunitários de saúde e os enfermeiros. Apesar de os grupos apresentarem uma configuração que necessita de mudanças para melhor promover a educação em saúde, foram poucos os profissionais que reconheceram a importância de se promoverem alterações nos grupos. É fundamental que os profissionais da equipe de saúde da família sejam capacitados para perceberem que o processo de educação em saúde não se limita à transferência de informações, mas inclui a construção compartilhada de saberes entre o usuário e o profissional de saúde.
Abstract
The study aimed to characterize health education groups conducted for hypertension and diabetes patients in Campo Mourão, Paraná, Brazil. This
is a quantitative study conducted among 121 professionals with ties to the Family Health Strategy. The researchers used a form containing descriptive and
evaluation variables, like the holding of groups with
the community, issues discussed, professionals participating, suggestions, and issues. The results showed
that 70 percent of the units offer health education
groups; however, such groups are focused on curative
themes. Professionals who were involved most were
community health workers and nurses. Although group
setup should be changed in order to better promote
health education, few professionals recognized the
importance of making such changes. It is essential
that family health team professionals are trained to
realize that the health education process is not limited to the transfer of information, rather that it includes the shared construction of knowledge between
the user and the health provider.
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