Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67036
POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO MÉDICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Políticas curriculares en la formación médica: aproximaciones y distanciamientos entre Brasil y Portugal
Alternative title
Curricular policies in medical education: similarities and differences between Brazil and PortugalPolíticas curriculares en la formación médica: aproximaciones y distanciamientos entre Brasil y Portugal
Affilliation
Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa sobre as práticas e políticas curriculares relacionadas à formação médica. O método adotado foi o materialismo histórico dialético, num estudo comparado de dois casos. A amostra foi intencional, com recorte em dois cursos de Medicina: o da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) e o da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira do Interior (Portugal). O objetivo geral era comparar as políticas curriculares para o ensino médico nos dois países e analisar as práticas de organização curricular vigentes nas duas instituições tendo em vista as políticas de cada país. Filosoficamente, a pesquisa se fundamentou na teoria do agir comunicativo de Habermas. As aproximações entre os dois cursos perseveram na matriz curricular com o ensino-aprendizagem centrado no aluno e no perfil do egresso. Os maiores distanciamentos se evidenciaram na proposta de inserção social, preconizada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e no pressuposto da pesquisa e internacionalização da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira do Interior. Concluiu-se que há necessidade de solidificação dos projetos pedagógicos atuais e de adoção de uma escola reflexiva com propostas reais, no sentido de vislumbrar a possibilidade de transformações sociais na realidade concreta.
Abstract
This article is a qualitative survey of curricular practices and policies related to medical training.
The method used was dialectical historical materialism based on a comparative study of two cases. The
sample was intentional, making a cross section of two
medical schools: the Catholic University of Goiás
(Brazil) and the College of Health Sciences of the University of Beira Interior (Portugal). The overall goal
was to compare the curricular policies for medical
education in both countries and to analyze the curriculum organization practices prevailing in the two
institutions with a view of each country's policies.
Philosophically, the study was based on Habermas'
theory of communicative action. The similarities between the two courses remain in the curricular matrix, with teaching-learning focused on the student
and on the graduate's profile. The greatest differences
appeared in the social inclusion proposal advocated
by the Catholic University of Goiás, and in the assumption of research and internationalization of the
College of Health Sciences of the University of Beira
Interior. It was concluded that there is a need to solidify the current educational projects and to adopt a
reflective school with real proposals aiming to gain
a glimpse into the possibility of social change in concrete reality.
Share