Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67114
FEDERALISM AS A CONDUCTING ELEMENT FOR POLICY EFFECTIVENESS: THE 2030 AGENDA MOVEMENT FROM THE GLOBAL TO THE LOCAL LEVEL IN BRAZIL, FROM THE PERSPECTIVE OF THE HEALTHY AND SUSTAINABLE STRUCTURAL CITY PROJECT
Governança territorial
Agenda 2030
Políticas públicas
Desenvolvimento
Alternative title
O federalismo como elemento condutor para a efetividade de políticas: o movimento da agenda 2030 do nível global ao nível local no Brasil, na perspectiva do projeto cidade estrutural saudável e sustentávelAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade. Brasília, DF, Brasil.
University of Pittsburgh. Pittsburgh, PA, United States.
Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade. Brasília, DF, Brasil.
University of Pittsburgh. Pittsburgh, PA, United States.
Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A proposta deste artigo é empreender uma análise cotejando o
sistema de governo federalista como estratégia para a implementação da
Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
tendo no território um ponto de intersecção de políticas públicas. Nesse
sentido, examinou-se a abertura de potencial cooperativo entre Estado e
Sociedade como vetores para melhoria das entregas públicas para o projeto
Cidade Estrutural Saudável e Sustentável no Distrito Federal (DF), no
contexto da complexidade contemporânea, cujos dados empíricos foram
coletados no período de 2017-2020. Para tanto, a metodologia conta com o
Estudo de Caso como método, consoante aos ensinamentos de Yin (2005) e
Ragin e Becker (2009); da técnica de pesquisa documental, conforme Kripka,
Scheller e Bonotto (2015), para levantamento de documentos; do instrumento
software IRaMuTeq para processamento dos dados colhidos; e da análise de
conteúdo por Triviños (1987). Os resultados destacam como as dimensões
internalização e institucionalização da Agenda 2030 contribuíram para ações
de empoderamento dos cidadãos como pesquisadores populares na
vigilância no território. Tais dimensões estabeleceram-se como movimentos
estratégicos, uma vez que ações do referido governo subnacional poderão
ter perenidade e/ou até mesmo ultrapassar o limite de mandatos políticos,
com foco no desenvolvimento sustentável, contribuindo com a formulação de
políticas inclusivas, considerando atuação ex ante por gestores, em prol da
transformação social e da democracia para o fortalecimento da participação
cidadã para a governança territorial, mesmo diante de um cenário adverso
posto pelo governo federal com a publicação do Decreto n.º 9.759, em 2019.
Abstract
The article aims to endeavor an analysis comparing the federalist
government system as a strategy for the implementation of the 2030 Agenda
and its 17 Sustainable Development Goals (SDG), having in the territory a
point of public policy intersection. In this sense, the opening of cooperative potential between State and Society was examined as vectors for improving
public deliveries for the Healthy and Sustainable Structural City project in the
Federal District (DF), under the lens of practice, in the context of contemporary
complexity, whose Empirical data were collected between 2017-2020.
Therefore, methodology has Case Study as method, according to Yin (2005)
and Ragin and Becker (2009); documental research as technique, according
to Kripka, Scheller and Bonotto (2015), for collecting documents; IRaMuTeq
software instrument for processing the collected data; and content analysis by
Triviños (1987). The results highlight how the 2030 Agenda internalization and
institutionalization dimensions contributed to actions to empower citizens as
popular researchers in popular surveillance in the territory. Such dimensions
have established themselves as strategic movements, since the actions of the
aforementioned subnational government may have perpetuity and/or even
exceed the limit of political mandates, with a focus on sustainable
development, contributing to inclusive policy formulation, considering ex ante
decision by managers, in favor of social transformation and democracy to
strengthen social participation for territorial governance, even in the face of an
adverse scenario set by the federal government with the publication of Decree
n.º 9,759, in 2019.
Keywords in Portuguese
FederalismoGovernança territorial
Agenda 2030
Políticas públicas
Desenvolvimento
Share