Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67118
APOIO INSTITUCIONAL PAIDEIA COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Apoyo institucional paideia como estrategia para la educación continua en la salud
Apoio institucional
Método Paideia
Educação permanente em saúde
Alternative title
Paideia institutional support as a strategy for continuous education in healthApoyo institucional paideia como estrategia para la educación continua en la salud
Affilliation
Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Campinas, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se de uma pesquisa-intervenção do tipo apoio. Nesta investigação, avaliaram-se os efeitos do curso-intervenção Cogestão da Clínica Ampliada e Compartilhada, especialmente no que se refere à incorporação de saberes que auxiliam os profissionais a desenvolverem a capacidade de trabalhar em rede, em equipe e com cogestão do trabalho em saúde. O curso foi oferecido aos profissionais que compunham as equipes do Centro de Saúde Aeroporto e do Centro de Atenção Psicossocial David Capistrano e a apoiadores institucionais do Distrito Sudoeste de Campinas, São Paulo. Para a produção de dados, utilizaram-se duas técnicas: observação e realização de grupos focais de avaliação com os profissionais que participaram do curso. Constataram-se mudanças relevantes nos profissionais no que diz respeito às dimensões clínica, político-institucional e do governo de si mesmos.
Abstract
This is a support-type research intervention. This study evaluated the effects of the Extended
and Shared Clinic Comanagement course-intervention, especially with regard to the incorporation of
knowledge that helps professionals develop the ability to network, to work in teams, and to co-manage
health work. The course was offered to professionals
comprising the Airport Health Center and the David
Capistrano Psychosocial Care Center teams and institutional supporters of the Southwest District of Campinas, São Paulo. Two techniques were used to generate the data: Observation and conducting assessment
focus groups with the professionals who took part in
the course. Relevant changes were noted among the
professionals with regard to their own clinical, political-institutional and government dimensions.
Keywords in Portuguese
Formação em saúdeApoio institucional
Método Paideia
Educação permanente em saúde
Share