Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67162
DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: COMPETÊNCIAS OU PRÁXIS?
Diretrizes curriculares
Pedagogia das competências
Filosofia da práxis
Curriculum guidelines
Pedagogy of skill
Philosophy of praxis
Currículo
Ensino
Teoria Fundamentada
Âmbito da Prática
Alternative title
Curriculum guidelines for training healthcare professionals: skills or praxis?Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo analisa os referenciais teóricos e epistemológicos da educação que constam das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) relativas à formação profissional em saúde no Brasil. Para tanto, resgata a historicidade da relação educação, saúde e sociedade e as reformas do ensino médico; descreve o movimento de instituição das DCN para a área da saúde no país; e discute as relações entre o referencial da pedagogia das competências, que alicerça as DCN, e a concepção de direito à saúde formulada pela VIII Conferência Nacional de Saúde. Os resultados desta investigação sugerem a hipótese de que, para formar profissionais de saúde comprometidos com os princípios da VIII Conferência Nacional de Saúde e com a compreensão da saúde como direito, é necessário questionar os limites da pedagogia das competências adotada pelas DCN, bem como construir uma proposta de formação que dialogue com o pressuposto da transformação social, de modo que a sua didática possibilite aos estudantes evoluírem criticamente da práxis individual e comum para a práxis histórica.
Abstract
This study examines the theoretical and
epistemological benchmarks of education contained
in the National Curriculum Guidelines (DCN) for the
training of health professionals in Brazil. To achieve
its goals, it rescues the historicity of the relationship
among education, health, and society and the reform
of medical education; it describes the movement of
instituting the DCN for the health care area in Brazil,
and discusses the relationship between the benchmark of the pedagogy of skills that underpins the
DCN and the concept of the right to health formulated by the 8th National Health Conference. The results of this investigation suggest the hypothesis that,
to train health professionals committed to the principles of the 8th National Health Conference and with
the understanding of health as a right, it is necessary to
question the limits of the pedagogy of skills adopted
by the DCN as well as to build a proposal for training
that converses with the assumption of social transformation, so that its didactics enables students to
evolve critically from the individual and common
praxis to the historical one.
Keywords in Portuguese
Formação profissional em saúdeDiretrizes curriculares
Pedagogia das competências
Filosofia da práxis
Keywords
Professional training in healthCurriculum guidelines
Pedagogy of skill
Philosophy of praxis
DeCS
Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeCurrículo
Ensino
Teoria Fundamentada
Âmbito da Prática
Share