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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67200
PROGRAMA EDUCACIONAL PARA UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAIS E PEDIÁTRICAS BRASILEIRAS
Sistema Único de Saúde
Educação continuada
Indicadores de gestão
Qualidade da assistência à saúde
Unified Health System
Continuing education
Management indicator
Health care quality
Sistema Único de Saúde
Educação Continuada
Indicadores de Gestão
Qualidade da Assistência à Saúde
Alternative title
Educational program for brazilian neonatal and pediatric intensive care unitsAuthor
Affilliation
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas de São Paulo. Instituto da Criança. São Paulo, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas de São Paulo. Instituto da Criança. São Paulo, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil.
Hospital Samaritano de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se de um estudo descritivo e exploratório que objetivou avaliar os padrões de qualidade em saúde em 13 unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica da rede pública brasileira nos períodos anteriores (diagnóstico situacional) e posteriores (reavaliação) ao desenvolvimento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Foi elaborado um instrumento para avaliação diagnóstica com base na portaria n. 3.432, de 12 de agosto de 1998. A capacitação foi planejada mediante o diagnóstico situacional. Foram mensurados dez critérios de avaliação e, na fase diagnóstica, cinco apresentavam 40 % de índice de conformidade. O programa de capacitação foi estruturado em treinamento on the job (12 horas), totalizando 290 horas, e curso com visitas monitoradas (30 horas), totalizando 810 horas/homem e média de 180 horas/homem. Na reavaliação houve elevação dos índices em nove dos dez critérios avaliados. A metodologia adotada possibilitou o desenvolvimento de um programa educacional com base no diagnóstico situacional, com indicadores de treinamento satisfatórios, considerando a peculiaridade do setor público de saúde. A participação dos profissionais do hospital de excelência foi relevante para o alcance dos resultados, proporcionando espaços para discussão e troca de experiências.
Abstract
This is an exploratory and descriptive study
that aimed to evaluate the quality standards in health
in 13 Brazilian public neonatal and pediatric intensive
care units in periods prior (situational diagnosis) and
subsequent (reassessment) to the development of the
Program for Support for the Institutional Development of the Unified Health System. A diagnostic assessment tool was prepared based on decree n. 3432,
of August 12, 1998. Training was planned based on
the situational diagnosis. Ten assessment criteria were
measured and, in the diagnostic phase, five had a 40
percent compliance rate. The training program was
structured with on-the-job training (12 hours), which
added up to 290 hours, and on a course with guided
visits (30 hours), totaling 810 man hours and with an
average of 180 man hours. During the reassessment, it
was noted that there was an increase in nine of the ten
criteria evaluated. The methodology that was adopted
enabled the development of an educational program
based on situational analysis, with satisfactory training
indicators, considering the peculiarity of the public
health sector. The participation of professionals from
the hospital of excellence was relevant to the achievement of the results, as this provided space for discussion and for the exchange of experiences.
Keywords in Portuguese
Responsabilidade socialSistema Único de Saúde
Educação continuada
Indicadores de gestão
Qualidade da assistência à saúde
Keywords
Social responsibilityUnified Health System
Continuing education
Management indicator
Health care quality
DeCS
Responsabilidade SocialSistema Único de Saúde
Educação Continuada
Indicadores de Gestão
Qualidade da Assistência à Saúde
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