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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67340
O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: DA ANÁLISE DOCUMENTAL À PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES
Alternative title
The teaching of collective health at the Londrina State University: from document analysis to student perceptionAffilliation
Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Londrina. Londrina, PR, Brasil / Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
As Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações da área da saúde foram aprovadas em 2002, na tentativa de romper com o paradigma biomédico na produção de conhecimentos e das profissões. Visando a adequar-se àquelas diretrizes, o curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina reformulou sua grade curricular e, dentre as alterações, ampliou a carga horária e reestruturou as disciplinas de Saúde Coletiva. O objetivo deste estudo foi analisar se as ementas de Saúde Coletiva do novo currículo contemplam a formação de competências previstas nas diretrizes curriculares, bem como avaliar a percepção dos estudantes sobre sua formação para atuar na atenção básica. Para isso, procedeu-se à análise documental das ementas e de conteúdo das entrevistas com graduandos do último semestre do curso. Pôde-se constatar que as ementas analisadas contemplam conteúdos essenciais das ciências sociais e humanas na saúde, e que o estágio na atenção básica foi o que mais propiciou a vivência do trabalho em equipe. Os estudantes, apesar de avaliarem positivamente as aulas de Saúde Coletiva, sugeriram que as discussões teóricas fossem mais articuladas ao estágio, pois, desse modo, haveria mais oportunidades de apreender de forma mais efetiva a atuação do fisioterapeuta na atenção básica.
Abstract
The National Curricular Directives for undergraduates in the health area were approved in
2002, in an attempt to break the biomedical paradigm
with regards to the production of knowledge and
professions. With the purpose of adapting to those
directives, the Physiotherapy course at the State University of Londrina reformulated its curriculum and,
included among the alterations, it expanded the
class hours and restructured the Collective Health
discipline. The purpose of this study was to analyze
whether the Collective Health content of the new
curriculum covers the formation of abilities under
the curricular directives, as well as evaluating student perceptions with regards to their formation for
working with basic health care. Accordingly, a documentary analysis of the content of interviews given
by graduating students in the last semester of their
courses was carried out. It was ascertained that the
content analyzed covers essential aspects of social
sciences and humanities in health, and that the
apprenticeship in basic health care was what most
provided experience in team work. Despite assessing
the Collective Health classes positively, the students
suggested that the theoretical discussions be more articulated to the apprenticeship, because, accordingly,
there would be greater opportunities for learning the
work of physiotherapy in the basic health care arena
more effectively.
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