Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67354
IMPACTOS NO PAPEL ENUNCIATIVO DO JORNALISMO NO TWITTER (X) NO INÍCIO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NO BRASIL
tendências
Comunicação em Saúde
Mídias Sociais
Vacinas contra COVID-19
Twitter (Rede Social On-Line)
Análise do Discurso$$2BN
Calil, Marcio Martins | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese parte da constatação de dois fenômenos importantes: o primeiro, refere-se ao advento da pandemia de Covid-19, que impactou de modo significativo as esferas sanitária, política, social, econômica e comunicacional do mundo em geral e, em particular, do Brasil. O segundo fenômeno está relacionado ao processo de reconfiguração da práxis jornalística e o papel do jornalismo na enunciação da verdade no campo da saúde, diante de novos atores que agora são produtores, circuladores e consumidores de notícias nas plataformas sociais digitais, no contexto da sociedade contemporânea midiatizada. Neste novo cenário, vários desafios emergiram, tanto aqueles relacionados à saúde (como os modos de enfrentamento ao vírus e movimentos negacionistas vacinais), quanto os do âmbito da comunicação, diante do fenômeno da infodemia e da ampla circulação de desinformação sobre a Covid-19 no Brasil. Tendo como referência esse conjunto de questões, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as reconfigurações da práxis jornalística que vêm ocorrendo nas redações e os possíveis impactos nesse tradicional papel enunciativo do jornalismo na saúde. Como objetivos específicos, buscamos investigar os processos de reconfigurações concretas nas práticas profissionais de produção da notícia a partir das novas dinâmicas do cenário comunicacional contemporâneo, identificando as transformações no ambiente redacional jornalístico na era digital e suas consequências na estrutura e nas rotinas produtivas Em seguida, nos dedicamos a mapear e analisar as dinâmicas de inter-relação entre usuários e conteúdos sobre vacina produzidos e circulados no Twitter pelos atores da esfera jornalística e pelos demais atores digitais, buscando compreender as conexões e o papel do jornalismo como protagonista (ou não) no debate público na rede social digital online. Para atingir esses objetivos, entrevistamos jornalistas que atuaram em redações durante a pandemia, e, por meio de estatísticas e métricas da análise de redes sociais (ARS), analisamos o papel de atores da esfera jornalística em um importante debate público digital online que aconteceu no Twitter na primeira semana de vacinação contra a Covid-19 no país. Para compreender a dimensão dessa disputa do poder simbólico enunciativo e de disseminação de conteúdo no atual ecossistema midiático de circulação e consumo das notícias, contextualizamos as transformações históricas nos processos de produção da notícia na redação jornalística, perpassando cenários comunicacionais em tempos de verdade, pós-verdade, desinformação, aliadas a discussões teóricas sobre a Midiatização e uma perspectiva dialógica entre os conceitos de comunicação como Mercado Simbólico e do Gatekeeping. Resultados: as entrevistas revelaram que o jornalismo se reconfigura na sua práxis e culturalmente para se adequar à sociedade contemporânea midiatizada, e tem como desafio ajustar os processos de produção da notícia às demandas tempo-espaciais da circulação online das plataformas de redes sociais, sem que, com isso, perca a qualidade da informação A análise de redes sociais (ARS) mostrou que o jornalismo ainda é um importante ator no debate público digital, pois se colocou em posição de relevância em todas as estatísticas e métricas propostas para análise no corpus da rede do Twitter, com destaque para a estatística de compartilhamento de URLs
Abstract
This thesis starts with the recognition of two important phenomena: the first refers to the advent of the Covid-19 pandemic, which significantly impacted the sanitary, political, social, economic, and communicational spheres of the world in general and, in particular, Brazil. The second phenomenon is related to the process of reconfiguring journalistic praxis and the role of journalism in the enunciation of truth in the health field, in light of new actors who are now producers, circulators, and consumers of news on digital social platforms in the context of contemporary mediated society. In this new scenario, various challenges emerged, both those related to health (such as ways of combating the virus and vaccine denial movements) and those in the communication sphere, given the phenomenon of infodemic and the wide circulation of misinformation about Covid-19 in Brazil. With these issues in mind, this research aimed to investigate the reconfigurations of journalistic praxis that have been occurring in newsrooms and the possible impacts on this traditional enunciative role of journalism in health. Specifically, we sought to investigate the concrete reconfiguration processes in professional news production practices based on the new dynamics of the contemporary communication scenario, identifying transformations in the journalistic newsroom environment in the digital age and their consequences on the structure and production routines. Then, we focused on mapping and analyzing the interrelation dynamics between users and vaccine-related content produced and circulated on Twitter by actors in the journalistic sphere and other digital actors, seeking to understand the connections and the role of journalism as a protagonist (or not) in the public debate on the online digital social network To achieve these objectives, we interviewed journalists who worked in newsrooms during the pandemic, and through statistics and social network analysis (SNA) metrics, we analyzed the role of actors in the journalistic sphere in an important online digital public debate that took place on Twitter during the first week of Covid-19 vaccination in the country. To understand the dimension of this dispute over enunciative symbolic power and content dissemination in the current media ecosystem of news circulation and consumption, we contextualized the historical transformations in news production processes in the journalistic newsroom, covering communication scenarios in times of truth, post-truth, misinformation, alongside theoretical discussions on Mediatization and a dialogical perspective between the communication concepts such as Symbolic Market and Gatekeeping. Results: the interviews revealed that journalism reconfigures itself in its praxis and culturally to adapt to contemporary mediated society and faces the challenge of adjusting news production processes to the temporal-spatial demands of online circulation on social media platforms without losing information quality. The social network analysis (SNA) showed that journalism is still an important actor in the digital public debate, as it occupied a position of relevance in all the statistics and metrics proposed for analysis in the Twitter network corpus, with particular emphasis on the URL sharing statistic
DeCS
Jornalismotendências
Comunicação em Saúde
Mídias Sociais
Vacinas contra COVID-19
Twitter (Rede Social On-Line)
Análise do Discurso$$2BN
Share