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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67364
EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS SITUAÇÕES DE TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS
Fernandes, Rosa Maria Castilhos | Date Issued:
2012
Alternative title
Continuing education in social worker labor situationsAffilliation
Centro Universitário La Salle. Canoas, RS, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo discorre sobre as experiências de educação permanente, vivenciadas pelos assistentes sociais brasileiros nas situações de trabalho na saúde. Ancorando-se no foco temático que articula a educação e o trabalho, apresentam-se os resultados de uma investigação que procurou desvelar as experiências educativas vivenciadas pelos assistentes sociais e sobre o quanto os espaços sócio-ocupacionais podem se constituir em um lócus de produção de conhecimentos e de formação. A preocupação, nessa trajetória investigativa, de aproximar os contextos de formação das situações do trabalho não foi pensada com base no entendimento da adaptabilidade, mas em uma aproximação crítica preocupada com os processos de educação nos coletivos de trabalho. Assim, por intermédio das narrativas que emergiram durante a realização dos grupos focais realizados no processo de investigação com os assistentes sociais que atuam no campo da saúde coletiva de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, desvenda-se o processo educativo que existe na prática desses profissionais na política de saúde.
Abstract
This article discusses the continuing education experiences of Brazilians social workers in
labor situations that involve health matters. Based on
a thematic focus that brings together education and
work, it presents the results of an investigation that
sought to unveil the social workers' educational experiences and to determine to what extent socio-occupational spaces can serve as a locus to produce knowledge and training. In the course of this investigation,
the concern of drawing training contexts closer to
the situations faced in work was not based on understanding adaptability, rather on a critical approach
concerned with the education processes in collective
work situations. Thus, the narratives that emerged in
focus groups conducted during the research process
with social workers who work in the field of collective health in Porto Alegre, state of Rio Grande do
Sul, Brazil, unravel the educational processtaking place
in these professionals' practice in the health policy.
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