Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67506
EDUCAÇÃO PERMANENTE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO BRASIL
Alternative title
Permanent education in health services: a study on the experience gained in BrazilAffilliation
Centro Universitário Metodista IPA. Porto Alegre, RS, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Centro Universitário Metodista IPA. Porto Alegre, RS, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Centro Universitário Metodista IPA. Porto Alegre, RS, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps) tem o intuito de realizar mudanças nas práticas pedagógicas e de saúde, alcançando, consequentemente, o aprimoramento dos profissionais. Este estudo teve o objetivo de analisar as seis experiências de educação permanente nos serviços de saúde no Brasil a partir da Pneps, por meio de uma revisão integrativa, propondo analisar de forma crítica as etapas dos estudos encontrados. Metodologia: pesquisa bibliográfica, nas bases de dados Bireme, Capes e BDTD, no período de 2004 a 2010. Foram analisadas apenas as experiências de educação permanente nos serviços de saúde no Brasil que abordam o conceito de educação permanente, os atores envolvidos, a metodologia da problematização e o financiamento, relacionados com a Pneps. As experiências publicadas estão de acordo com a Pneps, demonstrando que é fundamental problematizar a prática do trabalho, integrando os atores do quadrilátero da formação para a área da saúde: a gestão, a atenção, o controle social e o ensino. Este estudo poderá fomentar a publicação de outras experiências, transformando também os serviços de saúde em espaços de produção de conhecimento.
Abstract
The National Policy for Permanent Education in Health (Pneps) aims at achieving changes in
pedagogical and health practices and, thus, the improvement of the professionals, emphasizing the link
between social control, management, health care and
schools. This study aims at examining the experiences of permanent education in Brazilian health services according to Pneps, the areas and the actors involved, the methodology used and the funding. It is
characterized as an integrative study and proposes to
critically analyze the stages of the studies that were
found. Methodology: survey of the literature at Bireme,
Capes, and BDTD for the period ranging from 2004 to
2010. The experiences published are in accordance
with Pnps in some aspects and at different periods of
time, demonstrating that it is essential to debate work
practices, bringing together the four components of
training in health: management, attention, social control and education. This study may not only encourage the publication of other experiences, but also
turn health services into a space for production of
knowledge.
Share