Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67654
AS CONSEQUÊNCIAS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA VIDA ESCOLAR DO ESTUDANTE TRABALHADOR DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)
Lopes, Claudia Cerqueira | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dissertação investiga as consequências acarretadas pelo processo de precarização do trabalho, à vida escolar de estudantes matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) localizado no bairro da Maré, no município do Rio de Janeiro. Para abordar o tema fez-se necessário analisar as transformações ocorridas no capitalismo, desde as últimas três décadas do século XX, que modificaram profundamente o mundo do trabalho. O capitalismo globalizado, hegemonizado pelo capital financeiro, vem alterando a economia, estabelecendo uma lógica de curto prazo e de volatilidade a todas as demais atividades econômicas e aos modos de gestão do trabalho. A acumulação flexível (Harvey, 2016), que se consolida mediante o fim do modelo fordista, forja outros modos de trabalho e de vida, pautados na flexibilização e na precarização do trabalho. Esse processo atinge os sujeitos da EJA, influenciando diretamente a sua qualidade de vida e a sua permanência na escola. A dissertação se organiza em três capítulos. No primeiro, é feito um histórico da EJA no Brasil discutindo-se a condição de classe trabalhadora de seus sujeitos. Ainda nesse capítulo aborda-se o papel do neoliberalismo e do neoconservadorismo no recuo das políticas públicas voltadas para a EJA. No segundo capítulo discorremos sobre a relação entre a conjuntura econômica macroestrutural com a precarização do trabalho e da vida do estudante trabalhador da EJA, na perspectiva da plataformização/uberização e terceirização do trabalho. No terceiro e último capítulo, os gráficos produzidos através dos questionários e das entrevistas são analisados à luz de estudos produzidos por pesquisadores da EJA.
Abstract
The dissertation investigates the consequences caused by the precarious process on the school life of students enrolled at the Youth and Adult Education Center (CEJA) located in the Maré neighborhood, in the city of Rio de Janeiro. To address the topic, it was necessary to analyze the transformations that occurred in capitalism, since the last three decades of the 20th century, which profoundly changed the world of work. Globalized capitalism, hegemonized by financial capital, has been changing the economy, establishing a short-term and volatile logic to all other economic activities and work management methods. Flexible accumulation (Harvey, 2016), which is consolidated through the end of the Fordist model, forges other ways of working and living, based on the flexibility and precariousness of work. This process affects EJA subjects, directly influencing their quality of life and their stay at school. The dissertation is organized into three chapters. In the first, a history of EJA in Brazil is made, discussing the working-class condition of its subjects. This chapter also addresses the role of neoliberalism and neoconservatism in the retreat of public policies aimed at EJA. In the second chapter we discuss the relationship between the macrostructural economic situation and the precariousness of work and life of EJA student workers, from the perspective of platformization/uberization and outsourcing of work. In the third and final chapter, the graphs produced through questionnaires and interviews are analyzed in the light of studies produced by EJA researchers. Keywords: EJA. Work. Precariousness. Platformization. Outsourcing.
Share