Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67660
Type
Technical Manuals and ProceduresCopyright
Open access
Collections
Metadata
Show full item record
QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL: MÓDULO 2: CONHECIMENTOS ESTRATÉGICOS PARA A GESTÃO DA ESF: UNIDADE DE APRENDIZAGEM 7: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA
Este trabalho é um produto do Programa Qualis APS que tem por objetivo cooperar no processo de qualificação da gestão e da assistência, visando à melhoria dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. É viabilizado por meio de convênio da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal com a Fiocruz Brasília e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e conta com a colaboração técnica de pesquisadores da Universidade de Brasília.
Coordenação Fiocruz – Programa Qualis APS: Luciana Sepúlveda Köptcke; José Antonio Silvestre Fernandes Neto; Marcio Aldrin França Cavalcante; Coordenação Geral – Cegesf: Rafael de Souza Petersen; Coordenação Pedagógica: Ana Silvia Pavani Lemos; Aline Guio Cavaca; Missifany Silveira; Apoio Técnico-Pedagógico: José Joclilson Nascimento Silva; Kellen Cristina da Silva Gasque; Talita Maria Lima da Silva; Fotógrafos – Secretaria de Saúde-DF: Breno Esaki; Brito; Divino Marques; Geovana Albuquerque; Isabelle Araújo; Mariana Raphael; Matheus Oliveira; Sandro Araújo; William Rodrigues.
Unknown author | Date Issued:
2022
Coordinator(s)
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo:
Identificar as estratégias de monitoramento e avaliação, associando às ferramentas
de avaliação na gestão da Atenção Primária à Saúde.
Introdução:
Não é incomum a utilização da expressão avaliação no nosso cotidiano pessoal e
profissional. Mesmo que intuitivamente, sem nos darmos conta do processo, tudo o que
fazemos é consequência de uma avaliação, seja ao escolher o melhor trajeto para o
deslocamento diário ou para decisões mais complexas, como adquirir um automóvel
ou escolher um destino para as férias. No entanto, essa avaliação nem sempre é
sistemática ou metodologicamente planejada.
Nesta unidade de aprendizagem, estudaremos o monitoramento e a avaliação
(M&A) aplicados à gestão da Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de
identificar as estratégias de monitoramento e avaliação, associando às ferramentas
de avaliação na gestão da Atenção Primária à Saúde.
Para que possamos alcançar esse objetivo, dividiremos a nossa discussão em três
partes:
• Tópico 1 - Monitoramento e avaliação na gestão em saúde;
• Tópico 2 - Estratégias de avaliação no contexto da APS;
• Tópico 3 - Estratégias e ferramentas para o monitoramento e avaliação
no cotidiano na APS.
Os três tópicos foram pensados de forma sequencial, para se somarem e produzirem
juntos elementos capazes de lhe direcionar ao alcance do objetivo da unidade.
No primeiro tópico, abordaremos os conceitos e as tipologias de M&A, para que
você compreenda a importância dos processos avaliativos na APS.
Publisher
Fiocruz Brasília
Citation
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO. Qualificação de gestores da atenção primária à saúde do Distrito Federal: módulo 2: conhecimentos estratégicos para a gestão da ESF: unidade de aprendizagem 7: monitoramento e avaliação participativa. Brasília: Ministério da Saúde; Fiocruz Brasília, 2022. 53 f.Notes
Unidade de Aprendizagem 7: Monitoramento e Avaliação Participativa. Coordenação de Rafael de Souza Petersen. Conteudista Especialista: Patrícia Pássaro da Silva Toledo. Brasília: [Curso na modalidade à distância]. Escola de Governo Fiocruz Brasília, 2022.Este trabalho é um produto do Programa Qualis APS que tem por objetivo cooperar no processo de qualificação da gestão e da assistência, visando à melhoria dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. É viabilizado por meio de convênio da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal com a Fiocruz Brasília e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e conta com a colaboração técnica de pesquisadores da Universidade de Brasília.
Coordenação Fiocruz – Programa Qualis APS: Luciana Sepúlveda Köptcke; José Antonio Silvestre Fernandes Neto; Marcio Aldrin França Cavalcante; Coordenação Geral – Cegesf: Rafael de Souza Petersen; Coordenação Pedagógica: Ana Silvia Pavani Lemos; Aline Guio Cavaca; Missifany Silveira; Apoio Técnico-Pedagógico: José Joclilson Nascimento Silva; Kellen Cristina da Silva Gasque; Talita Maria Lima da Silva; Fotógrafos – Secretaria de Saúde-DF: Breno Esaki; Brito; Divino Marques; Geovana Albuquerque; Isabelle Araújo; Mariana Raphael; Matheus Oliveira; Sandro Araújo; William Rodrigues.
Share