Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67749
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO DA ODONTOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Alternative title
The professor-student relationship in the teaching of dentistry at the federal University of Espírito SantoAuthor
Affilliation
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do estudo foi analisar a relação professor-aluno no curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo e discutir os possíveis reflexos dessa relação no processo ensinoaprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, no qual foram aplicados questionários contendo perguntas fechadas e abertas a 130 alunos e 40 professores. Os resultados demonstram que 49% dos alunos e 45% dos professores consideram boa a relação professor-aluno. Quando questionados se já haviam sido repreendidos pelos professores na frente do paciente, 35% dos alunos responderam que nunca foram e 65% responderam já terem sido repreendidos pelo menos uma vez. A confiança no ensino foi trabalhada ao se questionar o professor se ele traria um parente para ser tratado nas clínicas do curso e 47% terem respondido positivamente, apontando a confiança no aluno, orientação dos professores e a qualidade do atendimento como norteadores de suas decisões. A relação professor-aluno é considerada boa para ambos, mas alguns fatores foram apontados como interferência negativa na qualidade do processo ensino-aprendizagem, como: a falta de acessibilidade e de interação pedagógica e social entre os atores, a arrogância e a intimidação por parte de professores e a falta de compreensão de limites por parte dos alunos.
Abstract
The aim of this study was to analyze the
professor-student relationship at the Federal University
of Espírito Santo's school of Dentistry and to discuss
the possible impact thisrelationship hasin the teachinglearning process. This is a quantitative exploratory
study under which questionnaires containing both
closed and open questions were applied to 130 students and 40 professors. The results show that 49%
of the students and 45% of the professors believe the
professor-student relationship is good. When asked
whether they had been reprimanded by the professors
in front of a patient, 35% of students responded they
had never been, while 65% said they had at least once.
The trust in education was worked on by asking the
professor if he or she would bring a relative to be
treated at the school's clinics. In total, 47% responded
positively, showing confidence in the students, in the
professors' guidance, and in the quality of care as
a guide for their decisions. The professor-student
relationship is considered good for both, but a few
factors were singled out as negative interferences in
the quality of the teaching-learning process, such as
the lack of accessibility and educational and social
interaction among the players, the professors' arrogance and bullying, and the students' lack of understanding of their limits.
Share