Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67751
FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS EM AMBIENTE E SAÚDE NA COLÔNIA JULIANO MOREIRA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA
Alternative title
Training community workers in environment and health at the Juliano Moreira Colony: an ethnographic approachAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho analisa o processo de formação de agentes comunitários em saúde em uma comunidade na zona oeste do Rio de Janeiro, realizada no âmbito de um projeto de construção de metodologias participativas em saúde. A partir da observação etnográfica das práticas comunitárias e educativas e do uso de questionários, o estudo objetivou contextualizar o desenvolvimento do curso e analisar a visão dos participantes sobre as expectativas e aprendizagem de conhecimentos em saúde e ambiente. Os dados revelam que o curso atendeu a parte das expectativas dos alunos e resultou no fortalecimento das redes comunitárias locais e do capital social de alguns participantes. O artigo pretende colaborar para uma antropologia das ações educativas, desenvolvidas em espaços formais e não formais, tanto no âmbito da contextualização da formulação e desenvolvimento de tais ações quanto no da visão dos diferentes atores envolvidos nos programas educativos.
Abstract
The article analyzes the process of training
community health agents in a community in the
western zone of Rio de Janeiro, carried out under a
project designed to build participatory approaches in
health. Based on the ethnographic observation of
community and educational practices and by using
questionnaires, the study aimed to contextualize the
development of the course and analyze the participants' view about the expectations and learning
of knowledge on health and the environment. The
data show that the course met part of the students'
expectations and resulted in the strengthening of
local community networks and in some of the participants' social capital. The article aims to contribute to
an anthropology of the educational activities, undertaken in formal and informal spaces, both within the
context of the formulation and development of such
actions and in the vision of the different players
involved in the educational programs.
Share