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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67797
FORMAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA: UM COMPROMISSO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES?
Alternative title
Ethical professional education: a commitment based on the curricular guidelines?Affilliation
Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta reflexão problematiza o discurso e a prática que se estabelecem em torno do tema da formação ética dos profissionais da saúde e, mais particularmente, do cirurgião-dentista, situando o atual momento de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais no ensino superior brasileiro. Procura-se, desta forma, indicar alguns limites e possibilidades para uma formação ética condizente com o novo perfil profissional almejado.
Abstract
This reflection questions the discourse and
practice surrounding the ethical education of health
professionals and, more particularly, of dentists, situating the current state of deployment of the National
Curriculum Guidelines in Brazilian Higher Education.
The goal is to point to a few limits and possibilities for
an ethical education in line with the new professional
profile that is sought.
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