Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67812
PRÁTICAS SOCIAIS DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CELEBRAÇÕES, EVENTOS E CIDADANIA
Alternative title
Social practices for medical students in the public universities: celebrations, events, and citizenshipAffilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Columbia University. New York, Estados Unidos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Columbia University. New York, Estados Unidos.
Abstract in Portuguese
Este artigo fundamenta-se em uma pesquisa empírica de cunho social em que são analisados os significados atribuídos por estudantes de medicina aos agrupamentos formados por eles próprios em uma universidade pública, indagando-se a partir daí sobre a relação desses espaços com o desenvolvimento da cidadania em uma sociedade de consumo na qual importantes deslocamentos estão ocorrendo. Obteve-se o material empírico através de observações em diversos cenários de convivência dos alunos e de entrevistas realizadas com estudantes de medicina, tendo como referencial teórico noções da educação crítica e do pós-estruturalismo. Os resultados revelam que são hegemônicas no espaço universitário festas e celebrações de grande visibilidade e de forte aspecto mercantilista. Também acontecem grupos de estudo, encontros religiosos, debates sobre afirmação da raça e da opção sexual, atividades comunitárias e científicas, porém com menor visibilidade e prestígio. Nesse contexto, o centro acadêmico e o centro esportivo, além das suas finalidades respectivas de engajamento político-estudantil e de organização de práticas esportivas, se constituem importantes espaços de convivência entre estudantes em diferentes períodos da graduação. Com base nesses resultados, discutimos o relacionamento a ser estabelecido entre esses espaços e o currículo universitário, tendo em vista valores de solidariedade, liberdade e deveres sociais.
Abstract
This article is based on an empirical research
project of social nature that analyzes the meanings
students of medicine attribute to the groupings
formed based on their initiative in a public university
and discusses the relationship between this space and
the development of citizenship in a consumption
society in which important movements are taking
place. The empirical material was obtained from
observations made in several scenarios experienced
by the students and from semi-structured interviews
carried out among students of medicine, the theoretical
reference for which were notions of critical education
and post-structuralism. The studies reveal parties,
events, and celebrations, largely visible and strongly
mercantilist social practices, are not hegemonic in the
university space. There are also study groups, religious
gatherings, debates on racial and sexual choice
affirmation, community activities and scientific
events, even though less visible and prestigious.
In this context, academic center and sports centers,
in addition to their respective purposes of political
and academic engagement and of organizing sporting
events, are important spaces for daily experiences
and to bring students from different undergraduate
periods. Based on these results, we discuss aspects of
the relationship to be established between these
spaces and the university curriculum, Considering
values of solidarity, liberty, and social obligations.
Share