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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67864
VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: PASSOS PARA UMA PEDAGOGIA
Vigilância em saúde
Educação permanente
Educação problematizadora
Alternative title
Surveillance in occupational health: steps toward a pedagogyAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador do Estado da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil / Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Santa Cruz, RN, Brasil / Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.
Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador do Estado da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil / Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Santa Cruz, RN, Brasil / Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) compõe um conjunto de práticas legalmente inscritas no Sistema Único de Saúde (SUS) e recomendadas pelas diretrizes políticas que tratam das relações saúde-trabalho no Brasil. Entretanto, a Visat ainda é inusual e, quando existe, depende de atitudes voluntaristas de alguns profissionais no nível dos serviços. Afora a omissão gerencial do sistema de saúde para a sua implementação, uma das razões para que isso ocorra é a falta de capacitação técnica de agentes públicos para efetuá-la. O artigo trata de uma proposta metodológica para a capacitação em Vigilância em Saúde do Trabalhador, a partir de experiências desenvolvidas há alguns anos, no campo de ensino em serviço. Para isso, são discutidas as bases teórico-conceituais que norteiam a construção do campo da saúde do trabalhador e a pedagogia problematizadora utilizada no processo de educação permanente do SUS.
Abstract
Surveillance in Occupational Health (Visat)
comprises a set of practices legally entered in the
National Health System (SUS) and recommended by
the policy guidelines that address the health-work
relations in Brazil. However, the Visat is still uncommon and, when available, depends on proactive attitudes of some professionals at the service level. Aside
from the failure of the management of the health
system to implement Visat, another reason it is not
implemented is the lack of technical capacity of public
officials. The article presents a methodological proposal for the training of Surveillance in Occupational
Health using experiences developed some years ago
in the field of education in services. We discuss the
theoretical and conceptual foundations that guide
the development of the field of occupational health
and the problem-based pedagogy used in the process
of continuous education of the SUS.
Keywords in Portuguese
Saúde do trabalhadorVigilância em saúde
Educação permanente
Educação problematizadora
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