Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67865
A ESTRATÉGIA DOS BÔNUS: TRÊS PRESSUPOSTOS E UMA CONSEQUÊNCIA
Oliveira, Marcos Barbosa de | Date Issued:
2009
Alternative title
Bonus strategy: three assumptions and one consequenceAuthor
Affilliation
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de Londres. Camden, Reino Unido / Universidades de Essex. Essex, Reino Unido / Universidade de Bristol. Bristol, Reino Unido / New School for Social Research, New York, Estados Unidos.
Abstract in Portuguese
A 'estratégia dos bônus' é definida como a prática, por parte dos empregadores, de procurar fazer com que os empregados trabalhem mais e melhor usando como incentivo a concessão de vantagens monetárias adicionais ao salário, condicionadas ao aumento de produtividade. Dois exemplos da estratégia são mencionados, um deles referente à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, outro à Universidade de São Paulo. Examinam-se a seguir três pressupostos da estratégia a concepção penosa do trabalho, o trabalhador imbuído do espírito do capitalismo e a recompensa monetária como única forma de incentivo procurando-se mostrar que nenhum deles tem validade universal, sendo portanto estritamente falsos. Apresentam-se a seguir evidências adicionais para a invalidade dos pressupostos, oriundas do trabalho de professores aposentados, ou que já têm condições de se aposentar, mas continuam na ativa. Na última seção é exposta a consequência mais nefasta do uso da estratégia dos bônus: a 'idiotização' da sociedade.
Abstract
The 'bonus strategy' is defined by employers
as a way to seek to make the workers work more and
better using grants for additional monetary benefits to
wages as an incentive, conditional on an increase in
productivity. Two examples of the strategy are mentioned, one of them referring to the Department of
Education of the State of São Paulo and the other to the
University of São Paulo (USP). It examines the following
three assumptions of the strategy – the conception of
painful labor, workers imbued with the spirit of capitalism, and monetary reward as the only form of incentive – in an attempt to show that none of them have
universal validity and are therefore strictly false. Then
we present the additional evidence for the invalidity
of the assumptions, derived from the work of retired
teachers and teachers who have the credentials to
retire, but that are still working. In the last section,
the most disastrous consequence of the use of the
bonus strategy is exposed: the 'idiotization' of society.
Share