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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67866
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO BRASIL: APONTAMENTOS HISTÓRICOS
Educação superior
Pós-graduação lato sensu
Formação profissional em saúde
Higher education
Postgraduate education
Training in healthcare
Pessoal de Saúde
Educação de Pós-Graduação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Alternative title
Multiprofessional residency in healthcare and postgraduate education in Brazil: historical remarksAffilliation
Universidade de Sorocaba. Sorocaba, SP, Brasil / Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se da discussão da educação superior brasileira, tomando-se como parâmetro a especialização no conjunto da pós-graduação, a partir da análise do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde, reconhecido como pós-graduação lato sensu. Utilizou-se a pesquisa histórica e documental como instrumento para análise dos problemas enfrentados no modelo de formação proposto no referido programa e apresentado pelos ministérios da Educação e da Saúde como base para a consolidação da política nacional de educação em saúde. Os resultados alcançados nos permitem afirmar a importância da pós-graduação lato sensu no âmbito da educação em saúde. Contudo, sua oferta descontínua e, na maioria dos casos, não acadêmica, tem caracterizado um modelo limitado pela lógica mercantil, evidenciando a falta de políticas públicas que assegurem a devida qualificação profissional. A Residência Multiprofissional em Saúde pretende ser uma nova estratégia para políticas de educação permanente que, enfocando categorias profissionais não médicas da área, favoreça a produção das condições necessárias para mudanças no modelo médico-assistencial restritivo, ainda hegemônico, de atenção em saúde. Resta saber se essa interferência no modelo educacional vai contribuir para uma melhor ação profissional ou se restringe à estruturação da rede de serviços públicos, através da oferta de um campo de trabalho precarizado.
Abstract
This is a discussion about Brazilian higher
education, using as a parameter specialization courses
in the postgraduate program based on the analysis
of the Programa da Residência Multiprofissional em
Saúde [Multidisciplinary Residency Program in Healthcare], known as a postgraduate program. We used historical and documental research as a tool for analysis
of the problems faced in the training model proposed
in the Program and presented by the ministries of
Education and Health as the basis for the consolidation
of the national policy of health education. Our results
show the importance of the postgraduate program in
healthcare education. However, it’s irregular offering
and, in most cases, not academic, has characterized a
limited model from a commercial perspective, highlighting the lack of public policies that ensure proper
qualification. A Multidisciplinary Residency in Healthcare aims to be a new strategy for policies of permanent
education that by focusing on non-medical professional groups from the area, promotes the production
of the necessary conditions for changes in the still
hegemonic restrictive medical care model, of attention in healthcare. The question is whether the interference in the educational model will contribute to
better professionals in the area or if it limits the
structure of the network of public services by offering
a field of precarious work.
Keywords in Portuguese
Residência multiprofissional em saúdeEducação superior
Pós-graduação lato sensu
Formação profissional em saúde
Keywords
Multiprofessional residency in healthcareHigher education
Postgraduate education
Training in healthcare
DeCS
Internato e ResidênciaPessoal de Saúde
Educação de Pós-Graduação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
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