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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67978
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ABORDAGEM COMPORTAMENTAL COMO FERRAMENTAS NO CUIDADO OFERTADO AOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS EM DUAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE SALVADOR-BA
Diabetes mellitus tipo 1
Educação alimentar e nutricional
Abordagem comportamental
Autocuidado
Santos, Jacijane de Jesus | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
A educação em saúde é uma das estratégias da atenção primária que pode contribuir para autocuidado em diabetes proporcionando melhora do conhecimento e mudanças de atitudes perante a doença. A complexidade e a adesão do tratamento tornam importante o acompanhamento nutricional desde o início do diagnóstico do Diabetes Mellitus tipo 1(DM1). Diante da dificuldade dos pacientes em aceitar e implementar as mudanças necessárias no comportamento alimentar, a abordagem nutricional deve considerar aspectos comportamentais. Nesse contexto de educação em saúde para as pessoas com diabetes, o presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância do nutricionista e da educação alimentar e nutricional apoiada em abordagens comportamentais nos cuidados ofertados aos pacientes com DM1 atendidos em duas Unidades de Saúde da Família em Salvador-BA. Trata-se de um relato de experiência de uma nutricionista residente do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. O estudo foi realizado entre junho de 2022 e novembro de 2023 com uma amostra de 7 indivíduos selecionados das unidades de saúde. A população incluiu pessoas de diferentes idades e gêneros com diagnóstico de DM1 recente ou até 5 anos, em uso de insulina ou que iniciariam o tratamento, com quadro agudo (hiperglicemia/ hipoglicemia) e que passaram por um atendimento nutricional inicial. As ações educativas foram feitas através de consultas individuais, compartilhadas e atividades em grupo, com base em abordagens comportamentais. A nutricionista enfatizou a importância da alimentação no tratamento da doença e o autocuidado durante as sessões. As intervenções foram adaptadas de acordo com o público-alvo, utilizando slides, aulas expositivas e material impresso As ações de educação alimentar e nutricional baseadas na entrevista motivacional e no modelo transteórico possibilitaram resultados relevantes para a população deste estudo, fornecendo educação nutricional focada e assertiva. A relevância do nutricionista no que diz respeito a educação alimentar e nutricional de pessoas com diabetes pode ser evidenciada nesta pesquisa nos pacientes com diagnóstico recente da doença
Keywords in Portuguese
Educação em saúdeDiabetes mellitus tipo 1
Educação alimentar e nutricional
Abordagem comportamental
Autocuidado
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