Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68296
NEGLIGÊNCIA DO ESTADO OU PROJETO DE SOCIEDADE?: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ADOLESCENTES EM MEDIDA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Adolescente
Saúde do Adolescente Institucionalizado
Vulnerabilidade Social
Oka, Clara Parente Barreto | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo surgiu a partir da vivência de uma Psicóloga em contextos de cumprimento de MSE do Distrito Federal, e teve como objetivo conhecer as características sociodemográficas e as narrativas de vida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade. Além disso, também buscou-se explorar fatores associados ao envolvimento com a violência e ao sofrimento psíquico, com a finalidade de se pensar a construção de novas práticas e intervenções. Esse estudo, de abordagem exploratório-descritiva e natureza qualitativa-quantitativa, teve dois momentos: a primeira etapa consistiu em uma análise documental do Relatório Anual estatístico e a segunda utilizou entrevistas narrativas para conhecer as histórias de vida de quatro adolescentes em internação. O corpus da pesquisa (composto pelos dados numéricos e pelas entrevistas), submetido à Análise Temática, deu origem a quatro (4) grandes categorias a partir da prevalência nos discursos. As categorias - divididas em subcategorias - abordam, resumidamente: 1) a relação com a família, 2) com a comunidade, 3) consigo mesmos e 4) com o ato infracional. Diante dos achados, ficou claro
que existe um cenário de precarização e vulnerabilização das juventudes acompanhadas na socioeducação. Atravessados por um processo histórico de racismo estrutural e polivitimização, muitos jovens acabam tendo o ato infracional como possibilidade de sustento, enquanto mães e lideranças comunitárias se desdobram para proteger e cuidar de seu território. Frente às várias fragilidades e potências identificadas, esse estudo nos permitiu acessar algumas respostas e suscitar muitas perguntas. Portanto, pensar estratégias de efetivação da proteção integral requer parcerias, posicionamento crítico e sensibilidade. Além disso, é necessário provocar tensionamentos dentro e fora da política de socioeducação, e deve envolver um novo compromisso ético com a sociedade e com o enfrentamento às desigualdades.
Abstract
The present study arose from the experience of a Psychologist in contexts of compliance with
MSE in the Federal District, and aimed to understand the sociodemographic characteristics and
life narratives of adolescents in compliance with a socio-educational measure of deprivation of
liberty. Furthermore, we also sought to explore factors associated with involvement in violence
and psychological suffering, with the aim of considering the construction of new practices and
interventions. This study had two stages: the first stage consisted of a documentary analysis of
the Annual Statistical Report and the second used narrative interviews to learn about the life
stories of four adolescents in hospitalization. The research corpus (composed by numerical data
and interviews), submitted to Thematic Analysis, gave rise to four (4) major categories based
on their prevalence in the speeches. The categories - divided into subcategories - briefly address:
1) the relationship with the family, 2) with the community, 3) with themselves and 4) with the
infraction. In view of the findings, it became clear that there is a scenario of precariousness and
vulnerability for young people monitored in socio-education. Crossed by a historical process of
structural racism and polyvictimization, many young people end up using criminal acts as a
means of earning a living, while mothers and community leaders do their best to protect and
care for their territory. Given the various weaknesses and strengths identified, this study
allowed us to access some answers and raise many questions. Therefore, thinking about
strategies for implementing integral protection requires partnerships, critical positioning and
sensitivity. Furthermore, it is necessary to provoke tensions within and outside socio-education
policy, and must involve a new ethical commitment to society and to confronting inequalities.
DeCS
Medida SocioeducativaAdolescente
Saúde do Adolescente Institucionalizado
Vulnerabilidade Social
Share