Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68483
PERCEPÇÕES E CAMINHOS PARA A ATUAÇÃO DA GESTÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM SAÚDE
Precarização do Trabalho
Transformação do Trabalho
EPSJV
Teoria do Gerencialismo
Trabajo Precario
Transformación del Trabajo
EPSJV
Teoría del Gerencialismo
Apoio Pedagógico
Jornalismo Médico
Materiais de Ensino
Comunicação em Saúde
Trabalho
Saúde do Trabalhador
Reis, Mayrilan Rolin dos | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo pretende contribuir com o debate acerca das transformações ocorridas no mundo do trabalho. Buscou fazer uma análise sobre a realidade do trabalho percebida pelas trabalhadoras e trabalhadores da área de gestão em relação às mudanças em curso no trabalho na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV, da Fundação Oswaldo Cruz, no contexto do aprofundamento da perspectiva gerencialista e da precarização do trabalho no serviço público. Nessa perspectiva, foram consideradas as transformações ocorridas no mundo do trabalho, que causaram impactos que repercutiram em grande escala nos processos de trabalho, destacando-se a partir da revolução tecnológica e das novas formas de gestão adotadas nas instituições, em decorrência do fenômeno da globalização, ocasionando entre tantos aspectos nefastos, uma grande precarização do trabalho. O estudo se baseou em uma metodologia de pesquisa de caráter materialismo histórico-dialético, numa abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados foi utilizado na primeira fase um questionário semiestruturado que obteve 46 retornos e a segunda fase contou com a realização de dois grupos focais, sendo um com os trabalhadores terceirizados e outro com os servidores. Participaram como sujeitos da pesquisa 52 trabalhadores e trabalhadoras da gestão na primeira fase e na segunda fase da pesquisa participaram dos grupos focais 5 trabalhadores terceirizados e 6 servidores. Os dados coletados do questionário foram organizados e sistematizados. Os dados da etapa quantitativa foram tabulados e as respostas qualitativas foram categorizadas em dados que classificam as unidades de significados. Os dados coletados pelos grupos focais foram organizados e sistematizados conforme a similaridade do conteúdo presente nas falas dos sujeitos e o referencial teórico da pesquisa. Os resultados demonstraram que os trabalhadores e trabalhadores compreendem a convergência entre seus objetivos de trabalho e os objetivos da Escola, e refletem e problematizam sobre a importância estratégica do seu trabalho para o cumprimento da missão da instituição. O estudo revelou que os participantes evidenciam a necessidade de uma política de capacitação com vista às atividades específicas de gestão e diante dos desafios em relação à saúde do trabalhador, demostram ser necessário pensar em configurações de uma política de saúde do trabalhador na Escola.
Abstract
This study aims to contribute to the debate about the transformations occurring in the world of work. It sought to make an analysis of the reality of work perceived by workers in the management area in relation to the changes underway at work at the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV, of the Oswaldo Cruz Foundation, in the context of deepening the managerialist perspective and precariousness of work in the public service. From this perspective, we considered transformations that occurred in the world of work, which caused a large-scale impact on work processes, highlighting the technological revolution and new forms of management adopted in institutions, as a result of the phenomenon of globalization, resulting, among many harmful aspects, a great precariousness of work. The study was based on a research methodology of a historical-dialectical materialism nature, in a qualitative approach. To collect data, a semi-structured questionnaire was used in the first phase, which received 46 responses, and the second phase included two focus groups, one with outsourced workers and the other with civil servants 52 management workers participated as research subjects in the first phase and, in the second phase of the research, 5 outsourced workers and 6 civil servants participated in the focus groups. The data collected from the questionnaire were organized and systematized. Data from the quantitative stage were tabulated and qualitative responses were categorized into data that classify units of meaning. The data collected by the focus groups were organized and systematized according to the similarity of the content present in the subjects' statements and the theoretical framework of the research. The results demonstrated that workers understand the convergence between their work objectives and the School's objectives, and reflect and discuss the strategic importance of their work for fulfilling the institution's mission. The study revealed that the participants highlight the need for a training policy with a view to specific management activities and, given the challenges in relation to worker health, demonstrate that it is necessary to think about configurations of a worker health policy at School.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio pretende contribuir al debate sobre las transformaciones ocurridas en el mundo del trabajo. Se buscó analizar la realidad del trabajo percibida por los trabajadores del área de gestión en relación a los cambios que ocurren en el trabajo en la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio – EPSJV, de la Fundación Oswaldo Cruz, en el contexto de la profundización de la perspectiva gerencialista y de la precariedad del trabajo en el servicio público. Desde esta perspectiva, se consideraron las transformaciones ocurridas en el mundo del trabajo, las cuales provocaron impactos que repercutieron a gran escala en los procesos de trabajo, particularmente la revolución tecnológica y las nuevas formas de gestión adoptadas en las instituciones, producto del fenómeno de la globalización, provocando, entre muchos aspectos nocivos, una gran precariedad del trabajo. El estudio se basó en una metodología de investigación de corte materialista histórico-dialéctico, en un enfoque cualitativo. Para recolectar los datos se utilizó en una primera fase un cuestionario semiestructurado, que recibió 46 respuestas, y en una segunda fase se realizaron dos grupos focales, uno con trabajadores tercerizados y otro con funcionarios públicos. En la primera fase participaron como sujetos de investigación 52 trabajadores de dirección y en la segunda fase de la investigación participaron en los grupos focales 5 trabajadores subcontratados y 6 funcionarios públicos. Los datos recolectados mediante el cuestionario fueron organizados y sistematizados. Los datos de la etapa cuantitativa fueron tabulados y las respuestas cualitativas fueron categorizadas en datos que clasifican las unidades de significado. Los datos recolectados por los grupos focales fueron organizados y sistematizados de acuerdo con la similitud del contenido presente en los discursos de los sujetos y el marco teórico de la investigación. Los resultados demostraron que los trabajadores comprenden la convergencia entre sus objetivos de trabajo y los de la Escuela, y reflexionan y problematizan la importancia estratégica de su trabajo para el cumplimiento de la misión de la institución. El estudio reveló que los participantes destacaron la necesidad de una política de formación orientada a actividades específicas de gestión y, delante de los desafíos en relación a la salud del trabajador, demostraron la necesidad de pensar en la configuración de una política de salud del trabajador en la Escuela.
Keywords in Portuguese
Trabalhadores da GestãoPrecarização do Trabalho
Transformação do Trabalho
EPSJV
Teoria do Gerencialismo
Keywords in Spanish
Trabajadores de la GerenciaTrabajo Precario
Transformación del Trabajo
EPSJV
Teoría del Gerencialismo
DeCS
Formação ProfissionalApoio Pedagógico
Jornalismo Médico
Materiais de Ensino
Comunicação em Saúde
Trabalho
Saúde do Trabalhador
Share