Advisor | Barbosa, Júlio Vianna | |
Author | Torres, Lucas da Silva | |
Access date | 2025-03-15T17:16:05Z | |
Available date | 2025-03-15T17:16:05Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | TORRES, Lucas da Silva. A prática docente por meio do livro "Minha amiga piolhenta" e a perspectiva socioantropológica da pediculose na escola. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2024. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69020 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho de dissertação apresenta a perspectiva socioantropológica da pediculose de professores de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro, assim como uma formação em ensino de ciências por investigação para mitigar essa problemática no ambiente escolar. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi investigar como o livro “Minha Amiga Piolhenta” pode ser utilizado nas escolas por professores como recurso, metodológico, paradidático, no ensino de ciências por investigação no contexto da pediculose nas escolas, como recurso metodológico, paradidático, no ensino de ciências por investigação. Além disso, verificou quais representações sociais os professores demonstram sobre a infestação por piolhos. Para tanto, foi utilizada a metodologia do discurso do sujeito coletivo-DSC, por meio do preenchimento de questionário aberto com quatro questões sobre a pediculose nas escolas. Por conseguinte, foi realizada uma formação de professores em ensino de ciências por investigação, finalizada com a entrega de um plano de aula, o qual foi analisado sob os critérios familiaridade, reconhecimento e fidelidade. O corpo teórico baseou-se nos determinantes socioantropológicos do estigma em saúde e da violência estrutural, aliados à pedagogia freiriana e ao ensino de ciências por investigação. A percepção desses professores sobre a pediculose configurou-se na ideia de que o determinante da infestação é a higiene, deixando evidente a importância da educação desses profissionais neste contexto; A formação de professores utilizando a abordagem didática mostrou-se importante para ruptura de ideias equivocadas em torno das concepções socioculturais no contexto da pediculose na escola ao se investigar e discutir a problemática contextualizando com a realidade escolar; os planos de aula mostram-se potencias ferramentas para construção de conhecimento para mitigar conceitos equivocados da infestação por Pediculus humanus capitis, combatendo o estigma e a violência estrutural. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fiocruz/IOC | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Perspectiva socioantropológica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pediculose na escola | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
Title | A prática docente por meio do livro "Minha amiga piolhenta" e a perspectiva socioantropológica da pediculose na escola | pt_BR |
Alternative title | The teaching practice through the book "Minha amiga piolhenta" and the socio-anthropolical perspective of pediculosis in schools | en_US |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2024-05-07 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Degree level | Mestrado Acadêmico | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Co-Advisor | Werneck, Jane Margaret Costa de Frontin | |
Abstract | This dissertation work is based on qualitative analysis, the objective aiming to investigate how the book “Minha Amiga Piolhenta” can be used by teachers in the context of pediculosis in schools, as a methodological and paradidatic, resource in teaching science through investigation. Furthermore, this dissertation verified which social representations teachers demonstrate regarding lice infestation. To this end, the methodology of collective subject discourse-DSC was used, by filling out an open questionnaire with four questions about pediculosis in schools. Therefore, teacher training was carried out in science teaching through research, completed with the delivery of a lesson plan, which was analyzed according to the criteria of familiarity, recognition and creativity. The theoretical body was based on the socioanthropological determinants of stigma in health and structural violence, combined with Freiriana pedagogy and research-based science teaching. The perception of these social actors in the context of pediculosis was based on the idea that the determinants of the infestation are the lack of hygiene, making clear the importance of educating these professionals in this context; The lesson plans prove to be potential tools for building knowledge to mitigate misconceptions about Pediculus humanus capitis infestation, combating stigma and structural violence. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Socio-anthropological perspective | en_US |
Subject | Pediculosis at school | en_US |
Subject | Science teaching through investigation | en_US |
Member of the board | Luz, Mauricio Roberto Motta Pinto da | |
Member of the board | Santos, Telma Temóteo dos | |
Member of the board | Brigeiro, Mauro Martins Costa | |
Member of the board | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Member of the board | Fontoura, Helena Amaral da | |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Infestações por Piolhos | pt_BR |
DeCS | Materiais Educativos e de Divulgação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |