Advisor | Stephens, Paulo Roberto Soares | |
Author | Dias, Tatiana Antunes da Silva | |
Access date | 2025-03-15T18:01:51Z | |
Available date | 2025-03-15T18:01:51Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | DIAS, Tatiana Antunes da Silva. Avaliação da contribuição do protagonismo de estudantes de uma escola da rede pública na proposição de ações educativas na sensibilização sobre arboviroses sob a perspectiva sociedade-ambiente-saúde. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2024. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69022 | |
Abstract in Portuguese | Entende-se que Educação Ambiental está diretamente relacionada à Educação em Saúde e à possibilidade de construção de vida com qualidade. A palavra ambiente evidencia as relações que os seres humanos mantêm com seus contextos naturais e sociais, já os problemas ambientais estão relacionados à ação do homem sobre o ambiente e com sua degradação, afetando diretamente o equilíbrio. Neste contexto, a escola atua como locus privilegiado, contribuindo efetivamente na formação e no desenvolvimento de sujeitos sociais críticos, participativos e cientes do seu papel na construção da sociedade. Já as políticas públicas que visam estabelecer e assegurar mecanismos que proporcionem condições de controle das arboviroses, devem contemplar além das ações de controle do mosquito Aedes aegypti, ações educativas que promovam a compreensão integrada do ambiente no contexto da saúde pública. Este estudo destaca a importância das estratégias educativas na sensibilização e no despertar dos alunos para uma visão sociedade-ambiente-saúde com ênfase nas arboviroses e o principal objetivo é avaliar a contribuição do protagonismo dos estudantes na elaboração dessas ações educativas, visando prepará-los para atuarem como agentes de transformação na escola e na comunidade. É uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e participativa, com a colaboração conjunta dos pesquisadores e dos participantes, característica da pesquisa-ação. Envolveu análise de dados minuciosa por meio de observação, questionário, rodas de conversas, práticas e oficinas. O projeto foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental do GET Paulo Renato Souza, localizada no bairro de Cosmos - RJ. Os resultados obtidos indicam que as ações pedagógicas elaboradas juntamente com os alunos foram eficazes na promoção do conhecimento sobre as arboviroses, mas ainda existem lacunas que indicam a necessidade de intervenções contínuas. Essas ações suscitaram nos alunos o reconhecimento para as suas próprias potencialidades, a partir da realização das diversas atividades e contribuíram para o enfrentamento de situações problema que podem se tornar cada vez mais complexas. A pesquisa evidenciou um saldo positivo de aprendizagem alcançado por meio das diferentes intervenções pedagógicas e validou que a promoção e divulgação do conhecimento são fundamentais para criar impacto e estimular a participação ativa da sociedade na prevenção e controle das arboviroses. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fiocruz/IOC | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ações Educativas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arboviroses | pt_BR |
Subject in Portuguese | Prevenção | pt_BR |
Title | Avaliação da contribuição do protagonismo de estudantes de uma escola da rede pública na proposição de ações educativas na sensibilização sobre arboviroses sob a perspectiva sociedade-ambiente-saúde | pt_BR |
Alternative title | Evaluation of the contribution of the protagonism of students from a public school in proposing educational actions to raise awareness about arboviroses from the society-environment-health perspective | en_US |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2024-02-21 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Degree level | Mestrado Acadêmico | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Co-Advisor | Maia, Renata Monteiro | |
Abstract | It understood that Environmental Education is related to Health Education and the possibility of building a quality life. The word "environment" highlights the relationships that human beings maintain with their natural and social contexts, otherwise environmental problems are related to man's action on the environment and its degradation, directly affecting the equation. In this context, the school acts as a privileged locus, effectively contributing to the formation and development of critical, participatory social subjects aware of their role in the construction of society. Public policies that aim to establish and ensure mechanisms that provide conditions for controlling arboviruses must include, in addition to actions to control the Aedes aegypti mosquito, educational actions that promote an integrated understanding of the environment in the context of public health. This study highlights the importance of educational strategies in raising awareness and awakening students to a society-environment-health vision with an emphasis on arboviruses and the main objective is to evaluate the contribution of students' protagonism in the development of these educational actions, aiming to prepare them for act as agents of transformation in the school and community. It is a qualitative, descriptive and participatory research, with the joint collaboration of researchers and participants, characteristic of action research. It implicates detailed data analysis through observation, questionnaires, conversation circles, practices and workshops. The project was developed with students in the seventh year of elementary school at GET Paulo Renato Souza, located in the neighborhood of Cosmos - RJ. The results has obtained indicate that the pedagogical actions developed together with the students were effective in promoting knowledge about arboviruses, but there are still gaps that indicate the need for continuous interventions. These actions encouraged students to recognize their own potential, through carrying out various activities, and contributed to tackling problem situations that could become increasingly complex. The research showed a positive balance of learning achieved through different pedagogical interventions and validated that the promotion and dissemination of knowledge are fundamental to creating impact and stimulating the active participation of society in the prevention and control of arboviruses. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Environmental Education | en_US |
Subject | Arboviroses | en_US |
Subject | Prevention | en_US |
Subject | Educational interventions | en_US |
Member of the board | Spiegel, Carolina Nascimento | |
Member of the board | Coelho, Francisco José Figueiredo | |
Member of the board | Bruno, Rafaela Vieira | |
Member of the board | Ribeiro, Flávia Coelho | |
Member of the board | Abreu, Leonardo Araújo de | |
DeCS | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Estudantes | pt_BR |
DeCS | Infecções por Arbovirus | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Aedes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 11 Cidades e comunidades sustentáveis | |