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Director | Lima, Maria da Conceição de Almeida Barbosa | |
Autor | Azevedo, Ana Beatriz Vaz de | |
Fecha de acceso | 2025-03-16T16:31:08Z | |
Fecha de disponibilización | 2025-03-16T16:31:08Z | |
Fecha de publicación | 2024 | |
Referencia | AZEVEDO, Ana Beatriz Vaz de. Três Dom Quixotes contra um moinho de vento: trajetórias de licenciados em física com deficiência visual. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2024. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69027 | |
Resumen en Portugués | O ensino de Física para pessoas com deficiência visual já é uma realidade nas Universidades brasileiras. Buscando compreender como vem ocorrendo a inclusão desse público na graduação em Física, o estudo conduzido investiga, junto aos licenciados em Física que experienciaram as vivências de ser uma pessoa com deficiência visual em processo de formação acadêmica, como os docentes e as instituições de ensino superior recebem e se reorganizam, para atender às diversas necessidades específicas desses estudantes. Entendendo que a deficiência visual é mais do que apenas uma característica biológica, partimos do pressuposto de que tal deficiência é também uma construção social que vem se alterando ao longo do tempo até que a inclusão das pessoas com deficiência visual na escola e sociedade seja compreendida como um direito. Nessa perspectiva, vivenciar a deficiência visual é mais do que apenas possuir uma diferenciação biológica da visão; trata-se também do fato de que as pessoas que não têm uma visão específica, quando comparadas à uma normalidade, encontram barreiras impostas por um mundo hegemonicamente construído pelo viés da normovisualidade: assim a deficiência visual é vivenciada. As universidades e o meio escolar fazem parte dessa construção que é histórica. A fim de levantar material, passível de análise, acerca dessas vivências, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três licenciados em Física, conduzidas individualmente, em formato remoto, a partir de um roteiro preestabelecido. Os dados obtidos pelas entrevistas foram analisados com base na análise do discurso de Bakhtin, que é coerente com os referenciais desta pesquisa, sendo eles a teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski, o ensino de ciências inclusivo de Eder Pires de Camargo e a educação libertadora de Paulo Freire. A criação de ambientes transversalmente inclusivos dentro das universidades surge como alternativa para fomentar a inclusão de todos os estudantes, assim como o preparo anticapacitista de professores e gestores, para entender as pessoas com deficiência visual como detentoras de potencialidades, e não apenas como seres com especificidades, diferentes aos demais. | pt_BR |
Promoción | O presente trabalho foi realizado com apoio de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Código de Financiamento 001. | |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Fiocruz/IOC | |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Ensino de Física | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Deficiência visual | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Licenciatura | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Ensino inclusivo | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Inclusão | pt_BR |
Título | Três Dom Quixotes contra um moinho de vento: trajetórias de licenciados em física com deficiência visual | pt_BR |
Título alternativo | Three Don Quixotes against a windmill: trajectories of physics graduates with visual impairment | en_US |
Tipo del documento | Dissertation | |
Fecha de la defesa | 2024-02-27 | |
Departamiento | Instituto Oswaldo Cruz | |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz | |
Grau | Mestrado Acadêmico | |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Co-director | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | |
Resumen en Inglés | Teaching Physics to people with visual impairments is already a reality in Brazilian Universities. Seeking to understand how the inclusion of this public in Physics graduation has been occurring, this study investigates, together with Physics graduates, who have experienced of being a person with visual impairment, to analyze how teachers and higher education institutions receive and reorganize to understood the various specific needs of these students with visual impairments. Understanding that visual impairment is more than just a biological characteristic, but a social construction, the social construction that has been changing over time until the inclusion of people with visual impairment in school and society is seen as a human right. From this perspective, experiencing visual impairment is more than just having a biological differentiation of vision, but it is when people who do not have a specific vision, when compared to normality, encounter barriers imposed by an ergometrically constructed world based on normal vision. that visual impairment is experienced. Universities and the school environment are part of this historical construction. Semistructured interviews were carried out with three Physics graduates, conducted individually in a remote format based on a pre-established script. The data obtained from the interviews were analyzed based on Bakhtin’s discourse analysis, which is coherent with the theoretical Reference in this research, as the historical-cultural theory of L. S. Vigotski, the inclusive science teaching of Eder Pires de Camargo and the liberating education of Paulo Freire. The creation of transversally inclusive environments within universities appears as an alternative to foster the inclusion of all students. As well as the anticapacitust preparation of teachers and managers to understand people with visual impairments as holders of potential and not just as beings with specificities, different from others. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Palavras clave en Inglês | Physics teaching | en_US |
Palavras clave en Inglês | Visual impairment | en_US |
Palavras clave en Inglês | Teaching degree | en_US |
Palavras clave en Inglês | Inclusive teaching | en_US |
Palavras clave en Inglês | Inclusion | en_US |
Miembros de la junta | Comarú, Michele Waltz | |
Miembros de la junta | Monteiro, Angélica Ferreira Bêta | |
Miembros de la junta | Leme, Erika Souza | |
Miembros de la junta | Vilar, Artur Batista | |
Miembros de la junta | Siqueira, Andréa Espinola de | |
DeCS | Universidades | pt_BR |
DeCS | Credenciamento | pt_BR |
DeCS | Educação Inclusiva | pt_BR |
DeCS | Transtornos da Visão | pt_BR |
DeCS | Física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades |