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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69042
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NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esse trabalho tem como objetivo analisar a ampliação da noção de patrimônio cultural a partir da década de 1980, período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas no Brasil e no mundo. Nessa época, um conjunto de ideias referentes à identidade cultural, valores, tradições e formas de expressão passa a ter relevância. Várias ações ocorrem no âmbito das políticas públicas para a garantia dos direitos culturais, que até aquele momento se encontravam centradas no “instituto do tombamento”, com forte influência do legado modernista. Assim, o presente estudo busca traçar um breve histórico das ações realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) que culminaram nas transformações
observadas e sentidas até os dias atuais. Entre elas, os projetos desenvolvidos pelo Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), a criação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), como também o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, os quais consubstanciam os movimentos de renovação e inclusão. Nesta ordem, acrescentam-se também os esforços despendidos pelo IPHAN para a obtenção de novos certificados de Patrimônio Mundial para o Brasil, como os títulos concedidos pela Unesco para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), o Conjunto Moderno da Pampulha (MG) e o Cais do Valongo (RJ), nos anos 2010. Contudo, apesar dos avanços relacionados à categoria do intangível, ainda é grande o desafio de incluir a cultura popular nas referências patrimoniais da nossa sociedade, com o intuito de assegurar a memória e a história para as gerações futuras. Nesse contexto, eclode a necessidade da elaboração de políticas que promovam resultados efetivos, seja através da revisão de antigos programas, da criação de conselhos e fóruns específicos, ou da incorporação de funcionários especializados capazes de auxiliar na redução do grande hiato causado desde a ocorrência do último registro de um bem cultural no país.
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