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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69327
PROGRAMAS DE MELHORIA CONTINUA DA QUALIDADE: QUAIS AS MOTIVAÇÕES, BARREIRAS E FACILITADORES DA IMPLEMENTAÇÃO NOS HOSPITAIS BRASILEIROS?
Santana, Kathrein, David | Date Issued:
2019
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
As diversas abordagens de melhoria da qualidade hospitalar, pressupõem resultado
positivo, seguro e efetivo para o paciente, no entanto, as organizações de saúde são
demasiadas complexas, hierárquicas e multiníveis, onde a gestão da qualidade não
se define somente no conselho hospitalar, mas também no corpo clinico que detém
poder sobre o paciente e sobre o produto/serviço. Trata-se de uma revisão integrativa
da literatura. Realizou-se busca nas bases de dados LILACS, Scielo e PUBMED.
Utilizou-se os descritores controlados improvement quality, total quality management,
hospitals, Brazil, gestão para melhoria continua da qualidade. Como fatores de
inclusão consideraram-se apenas trabalhos originais, utilizando algum projeto de
melhoria da qualidade em hospitais, publicado nos últimos cindo anos. Os resultados
foram apresentados em quadros e organizados em três categorias temáticas
Barreiras da implementação dos programas de melhoria da qualidade, Facilitadores e
Motivações. Foi criado seis códigos para a categoria temática motivações: qualidade
da assistência, qualidade da gestão, segurança do paciente, redução de custos,
satisfação do cliente e reconhecimento externo. Apenas dois não codificaram a
qualidade gestão, e outros dois não codificaram qualidade da assistência. Houve 43
citações de barreiras no processo de melhoria da qualidade, a maior parte
relacionadas a gestão do trabalho. Já quanto aos aspectos facilitadores, foram citados
processos descentralizados e de educação permanente. Os programas refletem na
melhoria da assistência, quando padronizam processo e aperfeiçoam os fluxos de
trabalho, melhoram e capacitação a gestão. Essa revisão destaque que maior
qualidade da assistência se faz com educação permanente, vinculo positivo da
gerência com os trabalhadores e vínculos de trabalho que favoreçam o
comprometimento com as metas da organização.
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