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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69351
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
09 Indústria, inovação e infraestrutura
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APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS NA EDUCOMUNICAÇÃO EM SAÚDE: QUAL A SUA POTÊNCIA PARA O MANEJO DE PACIENTES HIPERTENSOS?
Santos, Joildes Zacarias Pereira dos | Date Issued:
2024
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudo desenvolvido com objetivo de investigar como um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas (WhatsApp) pode auxiliar ações educomunicativas no manejo da HAS de usuários acompanhados na ESF, em um Distrito Sanitário de Salvador. Especificamente pretende identificar estratégias educacionais e comunicacionais (mediadas por tecnologias) no controle da HAS, que estão sendo desenvolvidas junto a usuários deste Distrito Sanitário; compreender, a partir da percepção dos usuários acompanhados pela equipe da ESF, como um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas (WhatsApp), pode contribuir para o controle da HAS; desenvolver estratégias educomunicativas sobre a HAS e outras temáticas de saúde, junto a usuários e trabalhadores do referido Distrito Sanitário. Define-se como Pesquisa-Ação numa abordagem qualitativa, onde, na primeira etapa da coleta de dados foi realizada Pesquisa de Levantamento utilizando como instrumento o Questionário On-line. Na segunda etapa foi realizado Grupo Focal com usuários acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família que participam de práticas educomunicativas sobre HAS através de aplicativo de mensagem instantânea. Na Etapa 3, propõe-se a execução do projeto, intitulado “Formação em Ações Educomunicativas”, com perspectiva de qualificar grupos de Educação em Saúde do município de Salvador. Com essa investigação, verifica-se subutilização das potencialidades do aplicativo WhatsApp nas práticas educomunicativas; identifica-se necessidade de formação em práticas educomunicativas, dos grupos de Educação em Saúde da APS de Salvador; contribui com a institucionalização da Educação Popular em Saúde no Município.
Abstract
Study developed with the objective of investigating how a multiplatform instant messaging application (WhatsApp) can assist educommunicative actions in the management of SAH in users monitored at the ESF, in a Health District in Salvador. Specifically, it intends to identify educational and communication strategies (mediated by technologies) in the control of SAH, which are being developed with users of this Health District; understand, based on the perception of users monitored by the ESF team, how a multiplatform instant messaging application (WhatsApp) can contribute to the control of SAH; develop educommunicative strategies about SAH and other health topics, together with users and workers from the aforementioned Health District. It is defined as Action Research in a qualitative approach, where, in the first stage of data collection, a Survey was carried out using the Online Questionnaire as an instrument. In the second stage, a Focus Group was held with users accompanied by the Family Health Strategy who participate in educommunication practices about SAH through an instant messaging application. In Stage 3, it is proposed to carry out the project, entitled “Training in Educommunicative Actions”, with the prospect of qualifying Health Education groups in the city of Salvador. With this investigation, there is underutilization of the potential of the WhatsApp application in educommunication practices; a need for training in educommunicative practices is identified for Health Education groups at PHC in Salvador; contributes to the institutionalization of Popular Health Education in the Municipality.
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