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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69494
EDUCAÇÃO POPULAR E INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NO ACOLHIMENTO DA POPULAÇÃO EM UBS URBANAS E RURAIS DO DF
Estratégias de Saúde Nacionais
Humanização da Assistência
Assistência Centrada no Paciente
Centros de Saúde
Vasconcelos, Fabiane de Miranda | Date Issued:
2024
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O acolhimento configura-se enquanto uma forma de entender as demandas em saúde, avaliando o ser biopsicossocial, proporcionando soluções articuladas, integradas, interdisciplinares e intersetoriais, com nível de escuta qualificada, sem julgamentos, focando o indivíduo em sua totalidade, de forma empática e amorosa. Este estudo teve por objetivo analisar o acolhimento na perspectiva das estratégias pedagógicas humanizadoras e democráticas contexto urbano e do campo do Distrito Federal (DF). Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que contou com a participação de indivíduos e profissionais de saúde, vinculados a duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF, urbana e do campo. Os documentos que orientam o acolhimento na saúde foram revisados e a amostra incluiu profissionais com vínculo ativo nas UBS e usuários que frequentaram as unidades no ano anterior a entrevista. Três técnicas de coleta foram empregadas: pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada uma triangulação para garantir a robustez dos dados. A análise de conteúdo foi empregada, utilizando a análise temática para interpretar dados qualitativos. Os resultados foram organizados em três eixos temáticos: instrumentos de acolhimento, diferenciais percebidos pelos profissionais e estratégias pedagógicas para acolhimento. O estudo segue os princípios éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde, incluindo a proteção de dados e o anonimato dos participantes, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fiocruz-DF. Espera-se dispor de uma análise fundamentada e discutida teoricamente a respeito do acolhimento em nas duas unidades em estudo, apontando os diferenciais internos para os dois contextos, além de apresentar um produto técnico contendo um elenco de estratégias pedagógicas humanizadas e democráticas possíveis de ser incorporado no acolhimento, fornecendo subsídios para tomada de decisão. Este Trabalho de Conclusão de Mestrado é fruto do Programa de Pós-graduação stricto sensu - Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE).
Abstract
Admission is configured as a way of understanding health demands, evaluating the biopsychosocial being, providing articulated, integrated, interdisciplinary and intersectoral solutions, with a level of qualified listening, without judgement, focusing on the individual as a whole, in an empathetic and loving. This study aimed to analyze admission from the perspective of humanizing and democratic pedagogical strategies in the urban and rural context of the Federal District (DF). This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach, which included the participation of individuals and health professionals, linked to two Basic Health Units (BHU) in the DF, urban and rural. The documents that guide healthcare admission were reviewed and the sample included professionals with active employment at the BHU and users who attended the units in the year prior to the interview. Three collection techniques were used: documentary research, participant observation and semi-structured interviews. Triangulation was used to ensure data robustness. Content analysis was employed, using thematic analysis to interpret qualitative data. Results were organized into three thematic axes: admission instruments, differences perceived by professionals and pedagogical strategies for admission. The study follows the ethical principles established by the National Health Council, including data protection and participant anonymity, approved by the Fiocruz-DF Human Ethics Committee. It is expected to have a grounded and theoretically discussed analysis regarding admission in the two units under study, pointing out the internal differences for the two contexts, in addition to presenting a technical product containing a list of humanized and democratic pedagogical strategies that can be incorporated into the admission, thus providing scientific evidence to support the decision-makers. This Master's Degree Completion Work is the result of the stricto sensu Postgraduate Program - Professional Master's Degree in Family Health (PROFSAUDE).
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La acojida se configura como uma forma de comprender las demandas de salud, valorando el ser biopsicossocial, aportando soluciones articuladas, integradas, interdisciplinarias e intersectorialoes, con un nível de escucha cualificada, sin juicios, centrándose en el individuo como un todo, de forma empática y amorosa. Este estudio tuvo como objetivo analizar la acogida desde la perspectiva de estratégias pedagógicas humanizadoras y democráticas en dos Unidades Básicas de Salud (UBS) em el contexto urbano y rural del Distrito Federal. Se trata de um estudio exploratório, descriptivo, com enforque cualitativo, que contó com la participación de personas y profesionales de la salud, vinculados a dos Unidades Básicas de salud del Distrito Federal urbana y rural. Los documentos que orientam la acojida em la salud fueran revisados y la amuestra que incluyen los profesionales com vinculo activo em las UBS y los participantesque frecuentan las unidades en el año anterior lo de la entrevista. Se emplaraon tres técnicas de coleta: pesquisa documental, observación de los participatntes y entrevistas semiestruturadas. Se utilizó la triangulaccion, para garantizar la robustez de los datos. La analise de contenido há sido empleada, utilizando una análise temática para interpretacción de dados cualitativos. Los resultados de los organizados em três vertientes tematios: instrumentos de apredizaje, difercias percebidas por lo profesionales y estratégias pedagógicas para el aprendizaje. El estudiosigue los princípios éticos estabelecidos por el consejo nacional de salud, incluyendo la protección de datos y el anonimato de los participantes, aprobados por el comitê de ética e investigación de la Fiocruz Se espera contar com um análisis fundamentado y discutido teoricamente sobre la acogida en el contexto urbano y rural del Distrito Federal, señalando las diferencias internas para los dos contextos, además de um produto técnico elaborado. Satisfactoriamente una lista de entrategias pedagógicas humanizadas y democraticas que pueden incorporarse a la acogida. Cumpliendo de esta forma el papel de la ciência ao afrecer apoyo para la toma de decisiones. El presente Trabajo de Finalización de Maestría es el resultado del Programa de Postgrado estricto sensu — Maestría Profesional en Salud de la Familia (PROFSAUDE)
DeCS
AcolhimentoEstratégias de Saúde Nacionais
Humanização da Assistência
Assistência Centrada no Paciente
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