Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69497
EDUCOMUNICAÇÃO E A VACINAÇÃO DO HPV: DO INSTAGRAM AO OLHAR DOS JOVENS
Papilomavírus humano
Educomunicação
Comunicação em saúde
Rede social online
Human papillomavirus
Educommunication
Health communication
Online social networks
Alimentação Escolar
Papillomavirus Humano
Educomunicação
Comunicação em Saúde
Redes Sociais Online
Barreto, Tito Lívio Cardoso | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: Atualmente, o câncer do colo de útero afeta cerca de 17 mil mulheres por ano no Brasil, mesmo sendo uma doença prevenível, em grande parte dos casos, por meio da vacinação contra os tipos oncogênicos do HPV. Destaca-se que o país tem registrado uma queda nas taxas de cobertura vacinal, potencializada, entre outros motivos, pelo aumento da desconfiança em torno da vacinação, o que torna a veiculação crescente de informações falsas um problema de saúde pública no Brasil. Assim sendo, estudos que problematizem, junto aos jovens, a vacinação contra o HPV, considerando as suas percepções e sugestões críticas a respeito da temática, são relevantes para a construção do conhecimento crítico e emancipador. Objetivo:Desenvolver estratégias educomunicativas nas redes sociais para engajamento de jovens à vacinação do HPV. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, organizada em duas etapas. A primeira analisa postagens relacionadas ao HPV no Instagram do Ministério da Saúde de janeiro de 2013 a março de 2023. A segunda envolve uma oficina de educomunicação com jovens do PROVOC da Fiocruz Brasília. Os participantes discutem e desenvolvem estratégias para engajar jovens na vacinação do HPV. Posteriormente o material é analisado segundo a Teoria de Conteúdo de Bardin, em que os dados são codificados, categorizados e discutidos Resultados e discussão: As categorias incluíram críticas à quantidade de informações, sugestões de vídeos com personalidades, uso de desenhos animados, transformação do personagem Zé Gotinha e a proposta de envolver influenciadores digitais para amplificar a mensagem sobre vacinação. Conclusão: A análise das publicações do Ministério da Saúde revela uma lacuna no engajamento do público-alvo, indicando a necessidade de ajustes nas estratégias para atrair a atenção dos jovens. Os insights evidenciados pelos jovens do estudo ressaltam a importância de abordagens dinâmicas e participativas na criação de futuras campanhas de saúde pública mais alinhadas às suas necessidades.
Abstract
Introduction: Cervical cancer currently affects around 17 thousand women per year in Brazil, even though it is a preventable disease, in most cases, through vaccination against oncogenic types of HPV. It is noteworthy that the country has recorded a drop in vaccination coverage rates, increased, among other reasons, by the increase in distrust surrounding vaccination, which makes the increasing dissemination of false information a public health problem in Brazil. Therefore, studies that discuss HPV vaccination with young people, considering their perceptions and critical suggestions regarding the topic, are relevant for the construction of critical and emancipatory knowledge. Objective: Develop educommunicative strategies to engage young people in HPV vaccination on social networks. Methodology: This is an exploratory qualitative research, organized in two stages. The first analyzes posts related to HPV on the Ministry of Health's Instagram from January 2013 to March 2023. The second involves an educommunication workshop with young people from PROVOC at Fiocruz Brasília. Participants discuss and develop strategies to engage young people in HPV vaccination. Subsequently, the material is analyzed according to Bardin's Content Theory where the data is coded, categorized and discussed Results and discussion: The categories included criticism of the amount of information, suggestions for videos with personalities, use of cartoons, transformation of the character Zé Gotinha and the proposal to involve digital influencers to amplify the message about vaccination. Conclusion: Analysis of publications from the Ministry of Health reveals a gap in target audience engagement, indicating the need for adjustments in strategies to attract young people's attention. The insights evidenced by the young people in the study highlight the importance of dynamic and participatory approaches in creating future public health campaigns that are more aligned with their needs.
Keywords in Portuguese
VacinaçãoPapilomavírus humano
Educomunicação
Comunicação em saúde
Rede social online
Keywords
VaccinationHuman papillomavirus
Educommunication
Health communication
Online social networks
DeCS
VacinaçãoAlimentação Escolar
Papillomavirus Humano
Educomunicação
Comunicação em Saúde
Redes Sociais Online
Share