Advisor | Frozi, Daniela Sanches | |
Author | Ribeiral, Tamara Braz | |
Access date | 2025-04-09T23:41:03Z | |
Available date | 2025-04-09T23:41:03Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | RIBEIRAL, Tamara Braz. A educação libertadora no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE: um encontro possível. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Saúde)—Escola de Governo Fiocruz Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2024. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69529 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho tem por objetivo compreender como a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) contribui para a promoção de uma educação libertadora em comunidades escolares inseridas no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. A Educação Alimentar e Nutricional é um dos eixos estruturantes do PNAE, por ser um importante instrumento para enfrentar novos desafios no campo das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Este trabalho defende que práticas pedagógicas críticas e libertadoras devem auxiliar - não somente novas relações de poder no ambiente escolar - como também, a possibilidade da alimentação ser vista como um direito a ser ensinado e praticado nas escolas. Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura, com abordagem ampla interdisciplinar, do tipo descritivo e qualitativo. O trabalho está estruturado em dois eixos. O primeiro capítulo descreve o marco teórico da Educação Alimentar e Nutricional, na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada à dimensão e construção da política pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. No segundo momento, o trabalho aborda a educação libertadora de Paulo Freire com ênfase na Educação Alimentar e Nutricional em comunidades escolares inseridas no contexto do PNAE. O levantamento bibliográfico foi realizado em bases de dados como o Portal Capes, Google Acadêmico, Scielo e Scopus, além da busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Assim, urge uma reflexão sobre a EAN trabalhada nas escolas estar vinculada aos processos anunciantes e denunciantes em busca de uma conscientização e mobilização da comunidade escolar A fim de estimular a prática da EAN em ambientes escolares, a discussão teórica deste trabalho está acompanhada de um produto técnico no formato de Tecnologia Social em EAN, denominado por “Estratégia Emodhaê”. Os resultados de pesquisa sugerem a necessidade de práticas em educação alimentar e nutricional pautadas em uma pedagogia libertadora – a fim de contribuir para que a comunidade escolar, conhecedora dos seus direitos, possa auxiliar na defesa e fortalecimento do Programa Nacional de Alimentar Escolar (PNAE). | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação alimentar e nutricional | en_US |
Subject in Portuguese | Alimentação escolar | en_US |
Subject in Portuguese | Direito à alimentação | en_US |
Subject in Portuguese | Educação libertadora | en_US |
Subject in Portuguese | Paulo Freire | en_US |
Title | A educação libertadora no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE: um encontro possível | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2024-10-01 | |
Departament | Escola de Governo Fiocruz Brasília | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília | en_US |
Degree level | Mestrado Profissional | en_US |
Place of Defense | Brasília/DF | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde | en_US |
Abstract | This study aims to understand how Food and Nutrition Education (FNE) contributes to promoting a liberating education within school communities involved in the National School Feeding Program (PNAE). FNE is a core component of the PNAE, serving as a crucial tool to address emerging challenges in public policies related to Food and Nutrition Security (FNS). This study argues that critical and liberating pedagogical practices should not only foster new power dynamics within the school environment but also promote the recognition of food as a right that should be taught and practiced in schools. This work is a narrative literature review with a broad interdisciplinary approach, using a descriptive and qualitative methodology. The paper is structured into two main sections. The first chapter outlines the theoretical framework of FNE from the perspective of the Human Right to Adequate Food, focusing on the development and implementation of the PNAE as a public policy. The second section discusses Paulo Freire's concept of liberating education, with an emphasis on its application within FNE in school communities participating in the PNAE. The literature review was conducted using databases such as Portal Capes, Google Scholar, Scielo, and Scopus, as well as the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). This study highlights the urgent need to link FNE in schools to processes that raise awareness and mobilize the school community. To encourage the practice of FNE in school settings, the theoretical discussion is accompanied by a technical product in the form of a Social Technology for FNE, referred to as the "Emodhaê Strategy." The research findings suggest the need for FNE practices grounded in a liberating pedagogy, enabling the school community to become aware of their rights and actively contribute to the defense and strengthening of the PNAE. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | Food and nutrition education | en_US |
Subject | School feeding | en_US |
Subject | Right to food | en_US |
Subject | Liberating education | en_US |
Subject | Paulo Freire | en_US |
Member of the board | Severo, Fernanda Maria Duarte | |
Member of the board | Souza, Thaís Salema Nogueira de | |
Member of the board | Frozi, Daniela Sanches | |
DeCS | Educação Alimentar e Nutricional | en_US |
DeCS | Alimentação Escolar | en_US |
DeCS | Segurança Alimentar | en_US |
DeCS | Direito Humano à Alimentação Adequada | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |