Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69548
DEZ ANOS DA LDB E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Picanço, Iracy Silva | Date Issued:
2007
Alternative title
Ten years of the LDB and professional educationAuthor
Affilliation
Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
O que domina esta contribuição situa-se em alguns dos elementos principais contidos no texto comentado. O primeiro destes elementos revela-se na consideração da possível insuficiência da noção inclusão/exclusão para ser tomada como base na interpretação dos desafios como da política para a educação profissional na sociedade brasileira, esta sob o predomínio do regime de acumulação flexível numa ordem mundializada como na atualidade. O segundo elemento considerado como de grande significado encontra-se no lugar que a autora coloca para a tensão em torno da educação básica no debate sobre a educação para o trabalho em condições como as vivenciadas de reestruturação produtiva e reorganização de processos produtivos como de acelerado desenvolvimento científico-tecnológico que incidem em todas as esferas da vida do homem. Finalmente, para maior aprofundamento do tema, faz sugestões. A primeira seria pela via do caráter dos reais interesses em confronto entre aqueles do capital e os dos que vivem do trabalho, e a segunda, pela via do movimento social concreto desses atores enquanto ações para além da sua formalização legal e de programas levados a efeito, mas sobretudo pelo que representam em termos de contradições, demandas conflitantes, enfrentamentos e cooptações.
Abstract
The main purpose of this contribution is
with regard to a few of the main elements contained
in the commented text. The first derives from the
possible insufficiency of the notion of inclusion/exclusion to be considered as the base to interpret challenges such as of the policy for professional
education in the Brazilian society, which is predominantly under the flexible accumulation system in a
globalized order such as the current one. The second
element, considered as of great meaning, is in the
place the author puts for tension surrounding basic
education in the debate on education for work in conditions such as those that were experienced in productive restructuring and productive process reorganization as the accelerated scientific and technological development that is occurring in all spheres of human life. Finally, to go deeper into the theme, it makes
suggestions. The first would be through the character of the actual conflict of interests between those
that live off of capital and those who live off of work,
while the second via the concrete social movement of
these actors as actions that extend beyond their legal
formalization and of programs put in place, but,
above all, what they represent in terms of contradictions, conflicting demands, confrontations, and
cooptions.
Share