Author | Kuenzer, Acacia Zeneida | |
Access date | 2025-04-10T19:46:34Z | |
Available date | 2025-04-10T19:46:34Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | KUENZER, Acacia Zeneida. Reforma da educação profissional ou ajuste ao regime de acumulação flexível? Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 491-508, nov. 2007/fev. 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69552 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo foi produzido com a finalidade de estimular o debate acerca das políticas e programas que vêm sendo oferecidos aos trabalhadores desde o decreto 2.208/97, justificados pelo discurso da inclusão, como estratégia de enfrentamento do desemprego estrutural que caracteriza o regime de acumulação flexível. Dada a expressiva produção já existente sobre os impactos, perversos, do referido decreto, optou-se por apresentar, em síntese, os resultados das pesquisas que temos realizado nos últimos anos, com a finalidade de compreender as categorias que regem estas políticas e ofertas neste regime de acumulação. Para tanto, o artigo se divide em duas partes; na primeira, são analisadas as categorias que configuram a educação profissional na acumulação flexível, com ênfase nos arranjos flexíveis de competências diferenciadas, para os quais contribuem decisivamente a educação geral e as novas combinações entre conhecimentos científicos e tácitos, em decorrência da intelectualização das competências. Na segunda parte, são analisadas as políticas de educação profissional que explicitam a ação do Estado no regime de acumulação flexível: a crescente privatização apoiada em legislação específica, a fragmentação e a precarização dos percursos formativos. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Políticas educacionais | en_US |
Subject in Portuguese | Precarização do trabalho e da educação | en_US |
Title | Reforma da educação profissional ou ajuste ao regime de acumulação flexível? | en_US |
Alternative title | Reform of professional education or adjusting to the flexible accumulation system? | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | The purpose of this article was to encourage the debate on the policies and programs that
have been being offered to workers since the enactment of decree 2.208/97, justified by the discourse of
inclusion, as a strategy to face the structural unemployment that characterizes the flexible accumulation
system. Given the expressive production that already
exists on the perverse impacts of the abovementioned decree, an option was made to present, in
synthesis, the results of the survey we have been undertaking in the past few years seeking to understand
the categories that govern these policies and offers in
this accumulation system. To do so, the article is divided into two parts; the first analyzes the categories
that configure professional education in flexible accumulation emphasizing the flexible arrangements of
differentiated competencies, to which general education and new scientific ant tacit knowledge combinations make decisive contributions as a result of competency intellectualization. The second part, meanwhile, analyzes the professional education policies
that pinpoint the State’s action in the flexible accumulation system: the increasing privatization movement underpinned by specific legislation, fragmentation, and the loss of quality in the paths that lead to
qualification. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Professional education | en_US |
Subject | Educational policie | en_US |
Subject | Precariousness in work and education | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
DeCS | Categorias de Trabalhadores | en_US |
DeCS | Política Pública | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Segurança do Emprego | en_US |