Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69552
REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL OU AJUSTE AO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL?
Políticas educacionais
Precarização do trabalho e da educação
Categorias de Trabalhadores
Política Pública
Educação
Segurança do Emprego
Kuenzer, Acacia Zeneida | Date Issued:
2007
Alternative title
Reform of professional education or adjusting to the flexible accumulation system?Author
Affilliation
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo foi produzido com a finalidade de estimular o debate acerca das políticas e programas que vêm sendo oferecidos aos trabalhadores desde o decreto 2.208/97, justificados pelo discurso da inclusão, como estratégia de enfrentamento do desemprego estrutural que caracteriza o regime de acumulação flexível. Dada a expressiva produção já existente sobre os impactos, perversos, do referido decreto, optou-se por apresentar, em síntese, os resultados das pesquisas que temos realizado nos últimos anos, com a finalidade de compreender as categorias que regem estas políticas e ofertas neste regime de acumulação. Para tanto, o artigo se divide em duas partes; na primeira, são analisadas as categorias que configuram a educação profissional na acumulação flexível, com ênfase nos arranjos flexíveis de competências diferenciadas, para os quais contribuem decisivamente a educação geral e as novas combinações entre conhecimentos científicos e tácitos, em decorrência da intelectualização das competências. Na segunda parte, são analisadas as políticas de educação profissional que explicitam a ação do Estado no regime de acumulação flexível: a crescente privatização apoiada em legislação específica, a fragmentação e a precarização dos percursos formativos.
Abstract
The purpose of this article was to encourage the debate on the policies and programs that
have been being offered to workers since the enactment of decree 2.208/97, justified by the discourse of
inclusion, as a strategy to face the structural unemployment that characterizes the flexible accumulation
system. Given the expressive production that already
exists on the perverse impacts of the abovementioned decree, an option was made to present, in
synthesis, the results of the survey we have been undertaking in the past few years seeking to understand
the categories that govern these policies and offers in
this accumulation system. To do so, the article is divided into two parts; the first analyzes the categories
that configure professional education in flexible accumulation emphasizing the flexible arrangements of
differentiated competencies, to which general education and new scientific ant tacit knowledge combinations make decisive contributions as a result of competency intellectualization. The second part, meanwhile, analyzes the professional education policies
that pinpoint the State’s action in the flexible accumulation system: the increasing privatization movement underpinned by specific legislation, fragmentation, and the loss of quality in the paths that lead to
qualification.
Keywords in Portuguese
Educação profissionalPolíticas educacionais
Precarização do trabalho e da educação
DeCS
Educação ProfissionalizanteCategorias de Trabalhadores
Política Pública
Educação
Segurança do Emprego
Share