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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69563
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO NAS PERSPECTIVAS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM E DO MERCADO DE TRABALHO
Educação
Mercado de trabalho
Administração em enfermagem
Competência profissional
Alternative title
Nurse managerial competencies from the perspectives of an undergraduate nursing course and of the work marketAffilliation
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
A formação de competências gerenciais do enfermeiro e conteúdos de disciplinas de Administração em Enfermagem motivaram reflexões sobre as relações entre o projeto político-pedagógico de um curso de graduação e o perfil do egresso proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais com o mercado de trabalho de enfermeiros em Curitiba, no Paraná. Na pesquisa descritivo-exploratória e qualitativa, objetivou-se apontar convergências e divergências entre as expectativas identificadas no projeto político-pedagógico e as de gerentes que contratam enfermeiros. As políticas de educação e de saúde no Brasil foram apresentadas como determinantes de modelos de formação e de ensino de Administração, na área de enfermagem. A análise hermenêutico-dialética das competências gerenciais esperadas nos âmbitos do ensino e do mercado de trabalho norteou-se pelos eixos dos determinantes: da dimensão estrutural, que abrangem essas políticas; da dimensão particular, representada pelo mercado de trabalho local e pela instituição de ensino; e da dimensão singular, pertinentes ao âmbito do ensino de Administração em Enfermagem. Os resultados mostram a necessidade de o ensino estreitar relações com o mercado de trabalho, no sentido de ampliar a valorização de competências gerenciais do enfermeiro para além da dimensão técnica, contemplando as dimensões: comunicativas, ética, política e de desenvolvimento da cidadania.
Abstract
Developing nurse managerial competencies
and Nursing Administration syllabuses led to reflections on the relationship between a political and pedagogical project for a graduate course and the profile of those who graduate from it, as proposed in the
National Curricular Guidelines, and the nurse work
market in Curitiba, in the Brazilian state of Paraná.
The purpose of the descriptive-exploratory and qualitative survey was to identify convergences and divergences between the expectations identified in the
political-pedagogical project and those of the managers who hire nurses. The Brazilian education and
health policies were singled-out as determinant factors for qualification and teaching in Administration
in the nursing area. The hermeneutic-dialectic analysis of the managerial competencies that are expected
in the teaching and work market ambits was guided
by the determinant axis, i.e., that of the structural dimension which covers these policies; of the particular dimension, represented by the local work market
and by the teaching institution; and of the singular
dimension, pertinent to the ambit of teaching Administration in Nursing. The results show the need for
teaching to close the gap with the work market with
regard to boosting the nurses’ managerial competency beyond the technical dimension to include the
communicational, ethical, political, and citizenship
development realms.
Keywords in Portuguese
EnfermagemEducação
Mercado de trabalho
Administração em enfermagem
Competência profissional
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