Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69572
Type
ArticleCopyright
Restricted access
Embargo date
2030-12-31
Collections
Metadata
Show full item record
VULNERABILIDADES EM SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO TRANSVERSAL, OURO PRETO, MINAS GERAIS, 2023.
Vulnerabilidades en la salud mental de los adolescentes de la escuela secundaria: un estudio transversal, Ouro Preto, Minas Gerais, 2023.
Promoção da Saúde
Saúde Mental
Vulnerabilidade em Saúde
Estudos Transversais
Health Promotion
Mental Health
Health Vulnerability
Cross-Sectional Studies
Promoción de la Salud
Salud Mental
Vulnerabilidad en Salud
Estudios Transversales
Alternative title
Mental health vulnerabilities in high school adolescents: a cross-sectional study, Ouro Preto, Minas Gerais, 2023.Vulnerabilidades en la salud mental de los adolescentes de la escuela secundaria: un estudio transversal, Ouro Preto, Minas Gerais, 2023.
Author
Affilliation
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universitat Rovira i Virgili. Tarragona, Catalunha, Espanha
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universitat Rovira i Virgili. Tarragona, Catalunha, Espanha
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Abstract in Portuguese
Objetivo: Identificar fatores associados às vulnerabilidades em saúde mental de adolescentes matriculados em escolas públicas do ensino médio em Ouro Preto. Métodos: Estudo transversal de base populacional escolar. Foram selecionados 355 alunos do Ensino Médio de quatro escolas públicas para aplicação do questionário Youth Risk Behavior Survey. Razão de chances (odds ratio, OR) e intervalo de confiança (IC95%) foram calculados a partir da análise univariada (qui-quadrado de Pearson) e multivariada (regressão logística). Resultados: 67,3% relataram vulnerabilidades em saúde mental. Os fatores associados a esse desfecho foram: sexo feminino [OR = 3,22; IC95% (1,85;5,61)], estudantes LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgênero) [OR = 5,95; IC95% (2,39;14,83)], má ou péssima percepção da saúde [OR = 13,24; IC95% (1,71;102,40)], relato de início da vida sexual [OR = 2,09; IC95% (1,17;3,73)], ações frente ao peso corporal [OR = 1,91; IC95% (1,11;3,28)] e uso diário de internet (> 7 horas) [OR = 2,02; IC95% (1,01;4,05)]. Conclusão: Identificou-se significativa vulnerabilidade em saúde mental entre estudantes do sexo feminino e da população LGBT. Os fatores associados a esse desfecho incluem a má ou péssima percepção da saúde, o início da vida sexual, bem como a ocorrência de ações frente ao peso corporal e o uso excessivo da internet. Ressalta-se a importância de políticas e programas de suporte à saúde mental que considerem esses fatores de risco, particularmente em ambientes escolares, para promover o bem-estar emocional e psíquico dos estudantes.
Abstract
Objective: To identify factors associated with mental health vulnerabilities among high school adolescents enrolled in public schools in Ouro Preto. Methods: This was a cross-sectional, school-based population study. A total of 355 high school students from four public schools were selected for the application of the Youth Risk Behavior Survey. Odds ratios (OR) and 95% confidence intervals (95% CI) were calculated from univariate (Pearson chi-square) and multivariate (logistic regression) analyses. Results: 67.3% reported mental health vulnerabilities. The factors associated with this outcome were: female gender [OR = 3.22; 95% CI (1.85;5.61)], LGBT students (lesbian, gay, bisexual, transgender) [OR = 5.95; 95% CI (2.39;14.83)], poor or very poor health perception [OR = 13.24; 95% CI (1.71;102.40)], report of sexual debut [OR = 2.09; 95% CI (1.17;3.73)], actions regarding body weight [OR = 1.91; 95% CI (1.11;3.28)] and daily internet use (> 7 hours) [OR = 2.02; 95% CI (1.01;4.05)]. Conclusion: Significant mental health vulnerability was identified among female students and LGBT populations. The factors associated with this outcome include poor or very poor health perception, sexual debut, actions regarding body weight, and excessive internet use. The importance of policies and mental health support programs that consider these risk factors, particularly in school environments, is emphasized to promote students' emotional and psychological well-being.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Objetivo: Identificar los factores asociados a las vulnerabilidades en la salud mental de los adolescentes matriculados en escuelas públicas de educación secundaria en Ouro Preto. Métodos: Estudiotransversal de base escolar. Se seleccionaron 355 estudiantes de secundaria de cuatro escuelas públicas para participar en la Encuesta de Comportamientos de Riesgo Juvenil. La razón de probabilidades (odds ratio, OR) y el intervalo de confianza (IC95%) secalcularon a partir del análisis univariado (chi-cuadrado de Pearson) y multivariado (regresión logística). Resultados: El 67,3% informó vulnerabilidades en la salud mental. Los factores asociados a este resultado fueron: género femenino [OR = 3,22; IC95%(1,85;5,61)], estudiantes LGBT (lesbianas, gays, bisexuales, transgénero) [OR = 5,95; IC95% (2,39;14,83)], percepción de salud mala o muy mala [OR = 13,24; IC95% (1,71;102,40)], informe de inicio de la vida sexual [OR = 2,09; IC95% (1,17;3,73)], acciones con respecto al peso corporal [OR = 1,91; IC95% (1,11;3,28)] y uso diario de internet (> 7 horas) [OR = 2,02; IC95% (1,01;4,05)]. Conclusión: Se identificó una significativa vulnerabilidad en la salud mental entre estudiantes del género femenino y de la población LGBT. Los factores asociados a este resultado incluyen una percepción de salud mala o muy mala, el inicio de la vida sexual, así como acciones respecto al peso corporal y el uso excesivo de internet. Se resalta la importancia de políticas y programas de apoyo a la salud mental que consideren estos factores de riesgo, particularmente en entornos escolares, para promover el bienestar emocional y psicológico de los estudiantes.
Keywords in Portuguese
Saúde do AdolescentePromoção da Saúde
Saúde Mental
Vulnerabilidade em Saúde
Estudos Transversais
Keywords
Adolescent HealthHealth Promotion
Mental Health
Health Vulnerability
Cross-Sectional Studies
Keywords in Spanish
Salud del AdolescentePromoción de la Salud
Salud Mental
Vulnerabilidad en Salud
Estudios Transversales
Share