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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69587
A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM
Alternative title
The influence of the education and health policies in the curricula of the mid-level technical professional education in nursingAuthor
Affilliation
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Centro Universitário Plínio Leite. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Direito. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Centro Universitário Plínio Leite. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Direito. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo tem por objetivo descrever as principais mudanças ocorridas na educação profissional técnica de nível médio, nos últimos dez anos. Enfatiza-se no trabalho o processo de reorganização curricular dos cursos de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, frente aos princípios, diretrizes e conceitos estabelecidos pelas políticas instituídas no campo da educação em saúde, cujo objetivo é formar trabalhadores de saúde com competência profissional necessária para rever e redirecionar a realidade de saúde do país.
Abstract
The purpose of this article is to describe
the main changes that have taken place in mid-level
technical professional education in the past ten years.
The article emphasizes the curricular reorganization
process that has been undertaken in the mid-level
technical professional education for nursing in order
to deal with the principles, guidelines, and concepts
set forth by the policies that have been instituted in
the education and health fields, the goal of which is
to qualify health workers who have the required professional competency to review and redirect the reality of health in Brazil.
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