Author | Handfas, Anita | |
Access date | 2025-04-11T17:35:23Z | |
Available date | 2025-04-11T17:35:23Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | HANDFAS, Anita. A trajetória do GT Trabalho e Educação da Anped: alguns elementos de análise. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 375-398, nov. 2007/fev. 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69590 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo do artigo é fazer uma breve reconstituição da trajetória do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), identificando os princípios teóricos que serviram de base para os estudos que buscaram compreender, sob diferentes aspectos, a relação entre trabalho e educação. Para tal, percorro a trajetória de conformação do pensamento educacional crítico brasileiro, notadamente o período de redemocratização do país após o golpe militar de 1964, assim como analiso o contexto político em que se deu a difusão da teoria marxista na pesquisa educacional. Com base em alguns elementos políticos e teóricos identificados neste processo, busco problematizar os limites teóricos dos estudos sobre trabalho e educação que têm como referência a teoria marxista. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Trabalho e educação | en_US |
Subject in Portuguese | Pensamento educacional | en_US |
Subject in Portuguese | Teoria marxista | en_US |
Title | A trajetória do GT Trabalho e Educação da Anped: alguns elementos de análise | en_US |
Alternative title | The trajectory of anped’s work & education workgroup: a few elements of analysis | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462007000300003 | |
Abstract | The purpose of the article is to make a brief
reconstitution of the trajectory of the National Association for Post-Graduation and Research in Education Work & Education’s (Anped) Workgroup, identifying the theoretical principles that served as the
base for the studies that attempted to understand,
from different viewpoints, the work/education relationship. To do so, I cover the path followed by the
conformation of the Brazilian critical educational
thought, notably the period of re-democratization
Brazil went through after the 1964 military coup. Furthermore, I also analyze the political context in which
the Marxist theory was disseminated in educational
research. Based on a few political and theoretical elements identified in this process, I attempt to problematize the theoretical limits of the studies on work
and education that refer to the Marxist theory. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Work and education | en_US |
Subject | Educational thought | en_US |
Subject | Marxist theory | en_US |
DeCS | Trabalho | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Comunismo | en_US |