Author | Bagnato, Maria Helena Salgado | |
Author | Monteiro, Maria Inês | |
Access date | 2025-04-15T02:06:43Z | |
Available date | 2025-04-15T02:06:43Z | |
Document date | 2006 | |
Citation | BAGNATO, Maria Helena Salgado; MONTEIRO, Maria Inês. Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 247-258, 2006. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69653 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo tem como objetivo problematizar aspectos das perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação de profissionais da área da saúde. Ambas as atitudes requerem olhares plurais e outras posturas dos educadores nas relações que estabelecem com os sujeitos e com os conhecimentos, visando a superar maneiras fragmentadas dos processos de trabalho e de produção de ciência, recuperando o caráter dialético da realidade social. Os desafios postos por estas perspectivas convidam todos os educadores envolvidos eticamente neste processo a refletirem sobre a inclusão de temas e dimensões que perpassam transversalmente o processo de formação profissional e a produção de conhecimentos, movimentando territórios, compreensões e subjetividades, o que pode possibilitar interpretações inovadoras e polissêmicas, bastante desejáveis para se lidar com a complexidade da realidade, inclusive na área da saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Interdisciplinaridade | en_US |
Subject in Portuguese | Rizoma | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Title | Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde | en_US |
Alternative title | Interdisciplinary and rhizomatic perspectives in the formation of the health professionals | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462006000200003 | |
Abstract | This purpose of this article is to problemize aspects of the interdisciplinary and rhizomatic in the formation of professionals from
the health area. Both attitudes require plural
looks and other postures from the educators
in the relationships that they establish with
the subjects and with the knowledge, seeking
to overcome fragmented manners of the labor
processors and the production of science, recovering the dialectic character of the social
reality. The challenges posed by these perspectives invite all the educators ethically involved
in this to reflect on the inclusion of themes and
dimensions that pass transversally by professional formation process and the production of
knowledge, moving territories, comprehensions
and subjectivities, which can enable innovative
and polysemic interpretations, very desirable to
deal with the complexity of reality, also in the
health area. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Campinas, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Teaching in health | en_US |
Subject | Interdisciplinarity | en_US |
Subject | Rhizoma | en_US |
Subject | Education | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Rizoma | en_US |
DeCS | Educação | en_US |