EPSJV - TES - Volume 4 - Número 2
Recent Submissions
-
O ensino da saúde pública no Brasil: os primeiros tempos no Rio de Janeiro
| Date Issued: 2006Busca-se neste artigo recuperar as primeiras décadas do ensino da saúde pública no Rio de Janeiro, uma vez que a antiga capital federal revelou-se importante centro formador de profissionais sanitaristas. No Rio de Janeiro, ... -
Problematizando o processo ensino-aprendizagem em enfermagem em saúde mental
| Date Issued: 2006O artigo apresenta um projeto de pesquisa que problematiza a formação de graduandos na área de saúde mental, especialmente os de enfermagem. Reconhecemos que é necessário aprofundar estudos junto às novas tendências ... -
Repensando a avaliação: perspectivas criativas para a educação profissional na área da saúde do trabalhador
| Date Issued: 2006Este trabalho propõe a discussão de formas alternativas às provas e aos testes na avaliação escolar. Sendo assim, foram apresentadas duas experiências realizadas com alunos do Curso Técnico de Vigilância Sanitária e Saúde ... -
Políticas públicas em trabalho, educação e tecnologia: uma história em movimento
| Date Issued: 2006Políticas públicas em trabalho, educação e tecnologia têm sido objeto de intensos confrontos entre forças sociais antagônicas. Este é o tema deste artigo, que visa a levantar questões para um debate sobre algumas das ... -
O ensino de história da enfermagem nos cursos de graduação de Santa Catarina
| Date Issued: 2006Partindo da idéia de que o ensino da história da enfermagem é fundamental para a formação dos alunos do curso de graduação e de que a forma como se ministra o seu conteúdo proporciona ou não a aderência a este conhecimento, ... -
Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
| Date Issued: 2006Este artigo tem como objetivo problematizar aspectos das perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação de profissionais da área da saúde. Ambas as atitudes requerem olhares plurais e outras posturas dos educadores ... -
Educação permanente: direito de cidadania, responsabilidade do estado
| Date Issued: 2006Com o objetivo de manter interlocução com as formulações de Adriana Geisler, que analisam o significado da cidadania no Brasil hoje e propõem "identificar a que conceito de cidadania a noção de politecnia se filia", o texto ... -
Da atualidade da servidão voluntária
| Date Issued: 2006Os processos de sujeição voluntária parecem consubstanciais à expansão do capitalismo. A transformação ocorrida no caráter da propriedade, tornando-a móvel e flexível, sob a forma dinheiro, tem sua contrapartida em nova ... -
Revisitando o conceito de cidadania: notas para uma educação politécnica
| Date Issued: 2006A contrapelo de um projeto de sociedade e de escola que vem negando cidadania efetiva a um amplo contingente de jovens e trabalhadores no Brasil, a concepção politécnica surge como parte de um projeto emancipador que se ... -
Trabalho, sociabilidade e individuação
| Date Issued: 2006O ensaio argumenta que o fato de vivermos em uma sociedade que se reproduz enquanto uma 'imensa coleção de mercadorias' faz com que a mercadoria seja a relação social predominante entre os indivíduos. Como, entre as ... -
A cidadania como pertencimento: uma reflexão a partir da psicanálise
| Date Issued: 2006O artigo discute o trabalho de Adriana Geisler sobre a educação politécnica focando as questões referidas à emergência da subjetividade. Defendendo a perspectiva que concebe o processo de subjetivação como indissociável ... -
Qual cidadania, qual democracia, qual educação?
| Date Issued: 2006O texto tem o fito de dialogar criticamente com o texto Revisitando o conceito de cidadania: notas para uma educação politécnica, de Adriana Gleisler, que procura "recolocar a questão do significado da cidadania hoje", na ... -
Breves anotações sobre a educação politécnica como parte de um projeto emancipador
| Date Issued: 2006Ao problematizar a crise da modernidade o artigo evidencia os desafios colocados à educação como parte de um projeto emancipador. Endossa a crença dos educadores de que nenhuma mudança estrutural se fará apenas com a ...