Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69655
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE SANTA CATARINA
História da enfermagem
Graduação em enfermagem
Currículo
Padilha, Maria Itayra C. de S. | Date Issued:
2006
Alternative title
Nursing history education on graduation courses in Santa CatarinaAffilliation
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Partindo da idéia de que o ensino da história da enfermagem é fundamental para a formação dos alunos do curso de graduação e de que a forma como se ministra o seu conteúdo proporciona ou não a aderência a este conhecimento, esta pesquisa pretende estabelecer uma rede de contatos com todas as escolas de enfermagem de Santa Catarina para traçar um diagnóstico do ensino de história da enfermagem. Este poderá subsidiar a criação de uma política para nortear a reformulação curricular da disciplina, face às necessidades do Estado. A metodologia é qualitativa e a coleta de dados inicial identificou, a partir de 15 escolas de enfermagem do Estado, o modus operandi do desenvolvimento da disciplina ao longo do curso. Uma análise inicial indica que as estratégias educacionais e curriculares são variadas, havendo interfaces entre elas. Percebe-se um avanço relativo à carga horária e às estratégias de ensino-aprendizagem, porém a inserção do conteúdo em questão ainda carece de reflexão coletiva sobre a sua importância no currículo dos cursos.
Abstract
Concerning to the idea that the nursing history education is fundamental to the
development of students of graduation course
and that the way this instruction is given
determines if its content provides or not the
adherence to this information, this research
aims to establish a network with all Nursing
Schools of Santa Catarina to determine a education diagnosis of nursing history education.
This may be a subsidy for a policy creation to
guide the curricular reformulation of this subject, in view of the State needs. The methodology is qualitative and the initial data collection
identified, from 15 nursing schools of the State,
the modus operandi of the subject development
along the course. An initial analysis indicates
that the educational and curricular strategies
are varied, and there are interfaces between
them. We note an advance related to the grade
hours and to learning-education strategies,
however the insertion of said content still
needs a collective reflection about its importance on the courses curriculum.
Keywords in Portuguese
Ensino de enfermagemHistória da enfermagem
Graduação em enfermagem
Currículo
Share