Author | Padilha, Maria Itayra C. de S. | |
Access date | 2025-04-15T02:29:01Z | |
Available date | 2025-04-15T02:29:01Z | |
Document date | 2006 | |
Citation | PADILHA, Maria Itayra C. de S. O ensino de história da enfermagem nos cursos de graduação de Santa Catarina. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 325-336, 2006. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69655 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Partindo da idéia de que o ensino da história da enfermagem é fundamental para a formação dos alunos do curso de graduação e de que a forma como se ministra o seu conteúdo proporciona ou não a aderência a este conhecimento, esta pesquisa pretende estabelecer uma rede de contatos com todas as escolas de enfermagem de Santa Catarina para traçar um diagnóstico do ensino de história da enfermagem. Este poderá subsidiar a criação de uma política para nortear a reformulação curricular da disciplina, face às necessidades do Estado. A metodologia é qualitativa e a coleta de dados inicial identificou, a partir de 15 escolas de enfermagem do Estado, o modus operandi do desenvolvimento da disciplina ao longo do curso. Uma análise inicial indica que as estratégias educacionais e curriculares são variadas, havendo interfaces entre elas. Percebe-se um avanço relativo à carga horária e às estratégias de ensino-aprendizagem, porém a inserção do conteúdo em questão ainda carece de reflexão coletiva sobre a sua importância no currículo dos cursos. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | História da enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Graduação em enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Currículo | en_US |
Title | O ensino de história da enfermagem nos cursos de graduação de Santa Catarina | en_US |
Alternative title | Nursing history education on graduation courses in Santa Catarina | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462006000200006 | |
Abstract | Concerning to the idea that the nursing history education is fundamental to the
development of students of graduation course
and that the way this instruction is given
determines if its content provides or not the
adherence to this information, this research
aims to establish a network with all Nursing
Schools of Santa Catarina to determine a education diagnosis of nursing history education.
This may be a subsidy for a policy creation to
guide the curricular reformulation of this subject, in view of the State needs. The methodology is qualitative and the initial data collection
identified, from 15 nursing schools of the State,
the modus operandi of the subject development
along the course. An initial analysis indicates
that the educational and curricular strategies
are varied, and there are interfaces between
them. We note an advance related to the grade
hours and to learning-education strategies,
however the insertion of said content still
needs a collective reflection about its importance on the courses curriculum. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Nursing education | en_US |
Subject | Nursing history | en_US |
Subject | Nursing graduation | en_US |
Subject | Curriculum | en_US |
DeCS | Educação em Enfermagem | en_US |
DeCS | História da Enfermagem | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |