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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69685
PROBLEMATIZANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL
Processo ensino-aprendizagem
Saúde mental
Enfermagem
Alternative title
Discussing the education-learning process in nursing graduation related to mental healthAuthor
Affilliation
Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Cáceres, MT, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Cáceres, MT, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo apresenta um projeto de pesquisa que problematiza a formação de graduandos na área de saúde mental, especialmente os de enfermagem. Reconhecemos que é necessário aprofundar estudos junto às novas tendências pedagógicas, visando a romper com o modelo tradicional de educação que privilegia a transferência de conhecimento como um fim em si mesmo, a pouca flexibilidade dos currículos e a rigidez dos papéis do professor e do aluno, fatores que impedem a formação crítico-reflexiva dos profissionais. Diante desta problemática, fomos buscar na pedagogia das competências amparo teórico para a mudança necessária no sentido de melhorar e atualizar o processo ensino-aprendizagem. Propomos um diálogo entre a prática e o ensino da assistência de enfermagem psiquiátrica e de saúde mental, em que docentes e enfermeiros trabalhadores possam indicar um caminho para a identificação e construção das competências necessárias para que o enfermeiro atue eficazmente em situações reais na saúde mental.
Abstract
The article shows a research project
which discusses the graduation program within
mental health field, specially the nursing course.
We admit that it is necessary to improve studies concerning to new pedagogical tendencies,
aiming to overcome the traditional education
model which privileges the knowledge transference as a purpose itself, the little flexibility
of curriculums and the professors and students
stiff performance, factors that prevent the critical-reflexive development of professionals. Before this problem, we searched on competencies
pedagogy, a theoretical support for necessary
changes in the sense to improve and update the
education-learning process. We suggest a dialogue between practice and assistance education on psychiatric and mental health nursing,
on which teachers and nurses may indicate a
way to identify and build necessary capacities
to enable nurses to act with efficacy in real situations present in mental health.
Keywords in Portuguese
Pedagogia das competênciasProcesso ensino-aprendizagem
Saúde mental
Enfermagem
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