Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69925
A HISTORICIDADE DO PERCURSO DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE PARA DEBATE
Teoria e história
Profissionalização
Educação dos trabalhadores
Educação básica
Theory and history
Enhancement of skills
Workers’ education
Basic education
Educação
História
Educação Profissionalizante
Categorias de Trabalhadores
Ensino Fundamental e Médio
Alternative title
Work and education gt’s path historicity: an analysis for debateAuthor
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste trabalho, retomamos os aspectos principais de um trabalho anterior que teve o objetivo de dar prosseguimento ao balanço da produção científica do GT Trabalho e Educação, a partir dos trabalhos selecionados e discutidos pelo grupo nas Reuniões Anuais da Anped (1996 a 2001), retomando a pauta de temáticas apresentadas em balanços similares, analisando a produção de 2002 a 2007. Do ponto de vista teórico-metodológico, o GT orienta-se pelo materialismo histórico, contempla também a discussão de outras linhas teóricas e tem como compromisso a transformação das formas de exploração e amesquinhamento do ser humano. Do ponto de vista dos conteúdos, os temas recorrentes mais presentes são os seguintes: trabalho e educação - teoria e história; trabalho e educação básica; trabalho e educação nos movimentos sociais; educação do trabalhador nas relações sociais de produção; e profissionalização e trabalho que se constituem no tema principal do período mais recente que analisamos neste texto.
Abstract
In this paper, we resume the main aspects of
a previous paper that aimed at continuing the report
ofWork and Education GT’s scientific production, from
the papers selected and discussed by the group at
Anped’s Annual Meetings (1996 to 2001), resuming the
agenda of issues presented in similar reports, analyzing
the production from 2002 to 2007. From the theoretical
and methodological point of view, GT is guided by the
historic materialism, also contemplating the discussion
of other theoretical lines and it is committed to the
transformation of exploration and belittling forms
of the human being. From the point of view of the
contents, the most present recurrent issues are as
follows: work and education – theory and history;
work and basic education; work and education within
social movements; worker education in the social
relations of production; and enhancement of skills and
work which are constituted within the main issue of
the most recent period analyzed in this text.
Keywords in Portuguese
Trabalho e educaçãoTeoria e história
Profissionalização
Educação dos trabalhadores
Educação básica
Keywords
Work and educationTheory and history
Enhancement of skills
Workers’ education
Basic education
DeCS
TrabalhoEducação
História
Educação Profissionalizante
Categorias de Trabalhadores
Ensino Fundamental e Médio
Share