Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70309
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1239]
Metadata
Show full item record
A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E POSSÍVEIS REFLEXOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Affilliation
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
o artigo analisa a reforma do Ensino Médio no Brasil instituída pela Lei nº 13.415/2017 e a legislação complementar que a sustenta, com foco nas principais alterações legais. Apresenta as possíveis consequências dessas mudanças no ensino superior, a partir de um estudo comparativo com a reforma do Ensino Médio ocorrida a partir da Lei nº 5.692/1971. O texto, apoiado em pesquisa básica, qualitativa, descritiva e pautado nos fundamentos da abordagem histórico-crítica, conclui alertando que a contrarreforma em curso é mais um avanço do pensamento conservador que, a partir da intervenção no Ensino Médio, busca regular o acesso da classe trabalhadora ao ensino superior. Alerta para o retrocesso que a contrarreforma pode trazer para a educação brasileira com a fragmentação do Ensino Médio e seus efeitos no ensino superior, principalmente nas licenciaturas.
Abstract
The article analyzes the High School Reform in Brazil instituted by Law no. 13.415/2017 and the complementary legislation that supports it, focusing on the main legal changes. It presents the possible consequences of these changes in higher education, based on a comparative study with the High School Reform which took place with Law no. 5.692/1971. The text, supported by basic, qualitative, descriptive research and guided by the fundamentals of the historical-critical approaches, concludes by alerting that the ongoing counter-reform is yet another advance of conservative thoughts that, through the intervention in High School, seeks to regulate the access of the working-class to higher education. It is a warning the throwback that counter-reform can bring to Brazilian education with the fragmentation of High School and its effects on higher education, especially in teacher training courses.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El artículo analiza la reforma de la enseñanza media instituida por la Ley n. 13.415/2017 y la legislación complementaria que la sustenta, centrándose en los principales cambios legales. Presenta las posibles consecuencias de esos cambios en la educación superior, a partir de un estudio comparativo con la reforma de la enseñanza media que tuvo lugar con la Ley n. 5.692/1971. El texto, sustentado en una investigación básica, cualitativa, descriptiva y fundamentada en los fundamentos del enfoque histórico-crítico, concluye advirtiendo que la contrarreforma en curso es un avance más del pensamiento conservador que, desde la intervención en la escuela secundaria, busca regular el acceso de la clase obrera a la educación superior. Advierte sobre el revés que la contrarreforma puede traer a la educación brasileña con la fragmentación de la Enseñanza Media, y sus efectos en la enseñanza superior, especialmente en las licenciaturas.
Share