Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Guizardi, Francini Lube | |
Autor | Cavaca, Aline Guio | |
Autor | Petersen, Rafael de Souza | |
Autor | Oliveira, Argus Tenório Pinto de | |
Autor | Padrão, Maria Regina Araújo de Vasconcelos | |
Autor | Gasque, Kellen Cristina da Silva | |
Autor | Carvalho, Paulo Sergio de | |
Autor | Severo, Fernanda Maria Duarte | |
Autor | Lemos, Ana Silvia Pavani | |
Autor | Alves, Deise Elen | |
Autor | Barros, Alexandre Soares de | |
Autor | Köptcke, Luciana Sepúlveda | |
Fecha de acceso | 2025-05-09T21:23:12Z | |
Fecha de disponibilización | 2025-05-09T21:23:12Z | |
Fecha de publicación | 2024 | |
Referencia | GUIZARDI et al. A prática docente na Fiocruz: os docentes e as perspectivas para sua formação. Brasília: Fiocruz Brasília, 2024. 353 f. [relatório de pesquisa]. | |
ISBN | 978-65-01-39172-4 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70338 | |
Descripción | Revisão textual: Filipe Lopes; Colaboração: Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde, Anna Cláudia Romano Pontes, Danielle Cabrini, Denise Bueno, Eliane Almeida do Carmo, Gisele de Jesus Silva, Lanna Carolina Afonso. | en_US |
Resumen en Portugués | A literatura sobre os modelos e as políticas da formação docente no ensino superior identifica que o professor domina o conhecimento específico de sua área ou disciplina, mas esse domínio não necessariamente significa que sabe ensinar. A realidade na Fiocruz parece acompanhar essa tendência, na qual a atividade docente compete com a gestão de projetos, a atuação clínica, o desenvolvimento tecnológico e científico, entre tantas outras atividades que conformam o cotidiano da instituição e de seu amplo escopo de atuação. Na Fiocruz, não há a carreira de professor, podendo se presumir que a atividade docente seja percebida como complemento à atividade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, cabe indagar quais identidades profissionais orientam as práticas e percepções vinculadas à atuação docente na instituição. A identidade profissional corresponde à percepção individual e coletiva “do que é ser professor de pós-graduação”, processo contínuo de construção, com base nos desenvolvimentos social, profissional e organizacional. A partir de 2014, acentuou-se a discussão institucional sobre o tema. Em 2018, levantamento apontou que, entre as 21 unidades da Fiocruz, somente 7 afirmaram possuir iniciativas voltadas à formação pedagógica de docentes, ainda que de modo isolado. O debate institucional apontou a necessidade de avançar rumo a um programa de desenvolvimento profissional dos docentes, de caráter sistemático, permanente e integrador. Segundo estudos na área, é importante que a formação docente aborde os processos da relação ensino-aprendizagem, além de uma reflexão mais humanista sobre os sentidos, as necessidades e os efeitos da formação ofertada para os diversos campos da prática, científicos e tecnológicos. Com efeito, podemos supor que os profissionais da Fiocruz vivenciem a educação, mas sem necessariamente se perceberem como docentes. Então, como essa atividade surge no espaço institucional? Em que medida a Fiocruz se assemelha e se diferencia das demais instituições que fazem parte desse campo? Esses foram alguns dos questionamentos que mobilizaram e conduziram nossa investigação. Nessa orientação, a pesquisa objetivou compreender as características da prática docente e da formação voltada para essa prática na Fiocruz, de modo a apoiar a melhoria da educação na instituição. Buscamos alcançar esse objetivo por meio da identificação das modalidades e dos espaços de práticas docentes na Fiocruz, bem como pelo conhecimento dos perfis docentes, assim como das expectativas e percepções dos professores sobre a educação e a prática docente na Fiocruz, no âmbito do stricto sensu. Também investigamos o que leva o servidor a iniciar a atuação em docência, e suas percepções sobre necessidades de formação. Com isso, esperamos que o maior entendimento das identidades docentes e dos perfis a elas associados apoie a construção de iniciativas institucionais para formação docente. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fiocruz Brasília | en_US |
Derechos de autor | open access | en_US |
Palabras clave en Portugués | Educação | en_US |
Palabras clave en Portugués | Professores - formação | en_US |
Palabras clave en Portugués | Relatórios educacionais | en_US |
Palabras clave en Portugués | Formação docente - metodologias ativas | en_US |
Título | A prática docente na Fiocruz: os docentes e as perspectivas para sua formação | en_US |
Tipo del documento | Research Report | en_US |
Departamiento | Escola de Governo Fiocruz Brasília | en_US |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |
DeCS | Capacitação de Professores | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico |