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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70338
A PRÁTICA DOCENTE NA FIOCRUZ: OS DOCENTES E AS PERSPECTIVAS PARA SUA FORMAÇÃO
Professores - formação
Relatórios educacionais
Formação docente - metodologias ativas
Author
Guizardi, Francini Lube
Cavaca, Aline Guio
Petersen, Rafael de Souza
Oliveira, Argus Tenório Pinto de
Padrão, Maria Regina Araújo de Vasconcelos
Gasque, Kellen Cristina da Silva
Carvalho, Paulo Sergio de
Severo, Fernanda Maria Duarte
Lemos, Ana Silvia Pavani
Alves, Deise Elen
Barros, Alexandre Soares de
Köptcke, Luciana Sepúlveda
Cavaca, Aline Guio
Petersen, Rafael de Souza
Oliveira, Argus Tenório Pinto de
Padrão, Maria Regina Araújo de Vasconcelos
Gasque, Kellen Cristina da Silva
Carvalho, Paulo Sergio de
Severo, Fernanda Maria Duarte
Lemos, Ana Silvia Pavani
Alves, Deise Elen
Barros, Alexandre Soares de
Köptcke, Luciana Sepúlveda
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
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Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
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Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
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Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades em Saúde. Brasília, DF, Brasil.
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Abstract in Portuguese
A literatura sobre os modelos e as políticas da formação docente no ensino superior identifica que o professor domina o conhecimento específico de sua área ou disciplina, mas esse domínio não necessariamente significa que sabe ensinar. A realidade na Fiocruz parece acompanhar essa tendência, na qual a atividade docente compete com a gestão de projetos, a atuação clínica, o desenvolvimento tecnológico e científico, entre tantas outras atividades que conformam o cotidiano da instituição e de seu amplo escopo de atuação. Na Fiocruz, não há a carreira de professor, podendo se presumir que a atividade docente seja percebida como complemento à atividade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, cabe indagar quais identidades profissionais orientam as práticas e percepções vinculadas à atuação docente na instituição. A identidade profissional corresponde à percepção individual e coletiva “do que é ser professor de pós-graduação”, processo contínuo de construção, com base nos desenvolvimentos social, profissional e organizacional. A partir de 2014, acentuou-se a discussão institucional sobre o tema. Em 2018, levantamento apontou que, entre as 21 unidades da Fiocruz, somente 7 afirmaram possuir iniciativas voltadas à formação pedagógica de docentes, ainda que de modo isolado. O debate institucional apontou a necessidade de avançar rumo a um programa de desenvolvimento profissional dos docentes, de caráter sistemático, permanente e integrador. Segundo estudos na área, é importante que a formação docente aborde os processos da relação ensino-aprendizagem, além de uma reflexão mais humanista sobre os sentidos, as necessidades e os efeitos da formação ofertada para os diversos campos da prática, científicos e tecnológicos. Com efeito, podemos supor que os profissionais da Fiocruz vivenciem a educação, mas sem necessariamente se perceberem como docentes. Então, como essa atividade surge no espaço institucional? Em que medida a Fiocruz se assemelha e se diferencia das demais instituições que fazem parte desse campo? Esses foram alguns dos questionamentos que mobilizaram e conduziram nossa investigação. Nessa orientação, a pesquisa objetivou compreender as características da prática docente e da formação voltada para essa prática na Fiocruz, de modo a apoiar a melhoria da educação na instituição. Buscamos alcançar esse objetivo por meio da identificação das modalidades e dos espaços de práticas docentes na Fiocruz, bem como pelo conhecimento dos perfis docentes, assim como das expectativas e percepções dos professores sobre a educação e a prática docente na Fiocruz, no âmbito do stricto sensu. Também investigamos o que leva o servidor a iniciar a atuação em docência, e suas percepções sobre necessidades de formação. Com isso, esperamos que o maior entendimento das identidades docentes e dos perfis a elas associados apoie a construção de iniciativas institucionais para formação docente.
Keywords in Portuguese
EducaçãoProfessores - formação
Relatórios educacionais
Formação docente - metodologias ativas
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