Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70341
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentável03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
Collections
Metadata
Show full item record
ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DO CAMPO, BRASÍLIA/DF
Educação popular
Adolescentes
Campo
Projeto de vida
Martins, Leonor Rodrigues | Date Issued:
2025
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este Trabalho de Conclusão de Residência objetivou compreender e ampliar as contribuições do
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Campo no projeto de vida de
adolescentes do Ensino Médio em uma Escola do Campo de Sobradinho/DF. A pesquisa, de
abordagem qualitativa, analisou experiências vivenciadas pela Residente de Serviço Social,
registradas em encontros realizados entre 2023 e 2024, com cerca de 120 educandas/os. Sob
perspectiva da Educação Popular, o estudo buscou promover reflexões e ações que contribuíssem
para a valorização do território e a construção de projetos de vida. Os resultados confirmaram
que, em sua maioria, os/as adolescentes do campo não possuem estímulo nem condições
adequadas para desenvolver projetos de vida, mas as relações entre o pensamento freiriano, a
organização e a saúde ampliaram a compreensão sobre saúde integral e intersetorial como política
pública. Os encontros fortaleceram o pertencimento e a valorização do território, e incentivaram o
protagonismo juvenil, a criação do grêmio estudantil e ações coletivas. Adultos/as envolvidos/as
ampliaram a compreensão das especificidades da adolescência no campo, contribuindo para
vínculos afetivos e práticas educativas mais contextualizadas. As narrativas construídas ao longo
do processo demonstraram o poder da Educação Popular e envolveu a pesquisadora com o grupo,
indicando ser este o caminho para a reflexão crítica dos problemas encontrados e propiciando um
meio para a organização e luta por transformações.
Abstract
This Residency Completion Paper aimed to understand and expand the contributions of the
Multiprofessional Health Residency Program in Rural Health to the life projects of high school
adolescents in a rural school in Sobradinho/DF. This qualitative research analyzed experiences
lived by Social Work Resident, recorded in meetings held between 2023 and 2024, with
approximately 120 students. From the perspective of Popular Education, the study sought to
promote reflections and actions that contribute to valuing the territory and building life projects.
The results confirmed that most rural adolescents lack adequate stimulus and conditions to
develop life projects. However, the relationship between Freirean thought, struggle, and health
expanded the understanding of comprehensive and intersectoral health as a public policy. The
meetings had a positive impact by strengthening a sense of belonging, valuing the territory, and
encouraging youth protagonism, the creation of a student council, and collective actions. Adults
involved in the process deepened their understanding of the rural context, contributing to
transformative actions in the territory. Moreover, they strengthened emotional bonds and gained a
better understanding of the specificities of rural adolescence, leading to more contextualized
educational initiatives. The narratives built throughout the process demonstrated the power of
Popular Education, engaging the researcher with the group and highlighting it as a path for
critical reflection on identified
Keywords in Portuguese
Residência multiprofissional em saúdeEducação popular
Adolescentes
Campo
Projeto de vida
Share