Advisor | Jacobina, Olga Maria Pimentel | |
Author | Souza, Valéria Santana de | |
Access date | 2025-05-14T23:53:07Z | |
Available date | 2025-05-14T23:53:07Z | |
Document date | 2025 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70405 | |
Abstract in Portuguese | Este relato busca descrever a experiência e os resultados obtidos com a realização de um
grupo voltado à orientação parental sobre desenvolvimento e estimulação precoce às
crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando os impactos das atividades
desenvolvidas para as crianças e seus cuidadores enquanto aguardavam atendimento
especializado. Para isso, foi realizado um relato de experiência, de natureza qualitativa, de
uma residente de enfermagem durante o estágio eletivo. O grupo foi implementado em uma
Unidade Básica de Saúde por equipe composta por duas enfermeiras, uma técnica de
enfermagem e um terapeuta ocupacional. Participaram do grupo três crianças de 3 a 4 anos
e seus pais, por meio de cinco encontros. O relato descreve a experiência do grupo de
Investigação, Orientação Parental e Estimulação Essencial e Oportuna (GIOPE), que
buscou orientar os pais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e
estimulação precoce; analisar materiais audiovisuais enviados pelos pais para identificar e
discutir comportamentos atípicos; aplicar instrumentos de avaliação (escala ATA e ICA);
e ensinar atividades de estimulação essenciais. Observou-se o engajamento das famílias,
que relataram maior confiança e capacidade de lidar com os desafios do desenvolvimento
de seus filhos. Observou-se ainda, melhorias significativas na autonomia e concentração
das crianças, destacando a eficácia das intervenções realizadas. Os resultados corroboram
com a literatura sobre a importância da intervenção precoce no desenvolvimento de crianças
com TEA e na importância da orientação parental aos familiares. Destaca-se ainda que
apesar das dificuldades de acesso aos serviços especializados na RAPS do Distrito Federal,
iniciativas como essas podem fornecer suporte essencial durante o período de espera,
contribuindo para o desenvolvimento neuropsicomotor adequado das crianças. | en_US |
Sponsorship | Ministério da Saúde (MS) - Código de
Financiamento 001. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Rede de atenção psicossocial | en_US |
Subject in Portuguese | Transtorno do Espectro Autista | en_US |
Subject in Portuguese | Desenvolvimento neuropsicomotor | en_US |
Subject in Portuguese | Serviços de saúde mental | en_US |
Title | Relato de experiência do grupo de investigação, orientação parental e estimulação essencial e oportuna (GIOPE) com crianças diagnosticadas com autismo | en_US |
Type | Software | en_US |
Defense date | 2025-02-02 | |
Departament | Escola de Governo Fiocruz Brasília | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília | en_US |
Place of Defense | Brasília/DF | en_US |
Program | Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas | en_US |
Abstract | This report seeks to describe the experience and results obtained from a group focused on
parental guidance on development and early stimulation for children with autism spectrum
disorder (ASD), highlighting the impacts of the activities developed for the children and
their caregivers while they awaited specialized care. For this purpose, a qualitative
experience report was written by a nursing resident during her elective internship. The group
was implemented in a Basic Health Unit by a team composed of two nurses, a nursing
technician, and an occupational therapist. Three children aged 3 to 4 years and their parents
participated in the group, through five meetings. The report describes the experience of the
Research, Parental Guidance and Essential and Timely Stimulation (GIOPE) group, which
sought to guide parents on neuropsychomotor development, warning signs and early
stimulation; analyze audiovisual materials sent by parents to identify and discuss atypical
behaviors; apply assessment instruments (ATA and ICA scales); and teach essential
stimulation activities. The families were engaged, reporting greater confidence and ability to
deal with the challenges of their children's development. Significant improvements in the
children's autonomy and concentration were also observed, highlighting the effectiveness
of the interventions conducted. The results corroborate the literature on the importance of
early intervention in the development of children with ASD and the importance of parental
guidance to family members. It is also worth noting that despite the difficulties in accessing
specialized services in the RAPS of the Federal District, initiatives such asthese can provide
essential support during the waiting period, contributing to the adequate neuropsychomotor
development of children. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | Autism Spectrum Disorder | en_US |
Subject | Neuropsychomotor development | en_US |
Subject | Psychosocial care network | en_US |
Subject | Mental health services | en_US |
Member of the board | Figueiredo, Karina Aparecida | |
Member of the board | Gomes, Marina Lessa | |
Member of the board | Jacobina, Olga Maria Pimentel | |
DeCS | Transtorno Autístico | en_US |
DeCS | Criança | en_US |
DeCS | Crescimento e Desenvolvimento | en_US |
DeCS | Serviços de Saúde Mental | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |